Intervindo no acto de entrega de um conjunto de materiais destinados ao Laboratório Fotográfico da Policia Judiciária, Marisa Morais, agradeceu o gesto da Cooperação Espanhola, representada na pessoa do embaixador da Espanha, tendo realçado que um país não poderá combater, sozinho, a criminalidade organizada pelo que, a cooperação, é essencial no cumprimento desse objectivo.
Marisa Morais salientou o exemplo da parceria entre Cabo Verde e Espanha e, particularmente, todo o contributo que aquele país tem dado e que faz com que a Policia Judiciaria seja, cada vez mais, uma instituição prestigiada, fruto do desempenho que tem vindo a conseguir.
O Embaixador de Espanha, Manuel Villaveja, elogiou, igualmente, a PJ cabo-verdiana pelo seu desempenho e fez saber que constitui para a Espanha uma grande honra poder contribuir para a segurança dos cidadãos cabo-verdianos e, em geral, para o País.
Laboratório Fotográfico da PJ reforçado
Com a recepção dos materiais ofertados pelo Reino de Espanha, o Laboratório Fotográfico da PJ vê reforçada a sua capacidade de análise às provas. Trata-se de um conjunto de materiais que engloba máquinas fotográficas, que permitirá aos agentes policiais cabo-verdianas visualizarem as amostras biológicas.
Também foi ofertada à PJ uma máquina de revelação de impressões digitais, uma extractora de vapor e de ar dos produtos químicos; uma máquina avançada que permite a revelação, em minuto, de uma grande quantidade de fotografias, bem assim um computador que permitirá fazer o processamento dos dados obtidos.