Notícias

Marisa Carvalho é a nova Presidente do ICIEG

Na sua Intervenção, Fernando Elísio Freire lembrou a empossada que o cargo, ora assumido, tem uma missão fundamental que é a Igualdade e Equidade de Género da pessoa humana, exortando-a a agarrar esta função com determinação e muita persistência.

A cerimónia de empossamento aconteceu esta segunda-feira, 08, no Palácio do Governo e foi presidida pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

Na sua Intervenção, Fernando Elísio Freire lembrou a empossada que o cargo, ora assumido, tem uma missão fundamental que é a Igualdade e Equidade de Género da pessoa humana, exortando-a a agarrar esta função com determinação e muita persistência.

“Nós temos um objetivo e o foco bem claro. Podemos posicionar Cabo Verde como um país de referência nas políticas da Igualdade de Género alinhado com aquilo que são os compromissos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” salientou o Ministro.

Segundo o Governante, toda a ação Governativa e todas as políticas do Governo têm sido alinhadas com as práticas internacionais, no sentido de não deixar ninguém para trás, para que, de facto, Cabo Verde seja um país de referência.

Nisso, Freire reafirmou que, Cabo Verde precisa de instituições fortes, próximas, credíveis e representativas, avançando que o ICIEG está num bom caminho e terá agora de continuar com maior proximidade, diálogo, capacidade de afirmação junto da sociedade e, acima de tudo, conseguir melhores resultados, junto das organizações da sociedade civil, da República e internacionais.

Neste quadro, assegurou que o Governo de Cabo Verde estabeleceu como prioridade máxima para esta legislatura a eliminação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta, para que todos os cabo-verdianos estejam incluídos no centro de desenvolvimento.

“Para isso a igualdade do Género é fundamental porque precisamos eliminar as desigualdades estruturais que impedem o pleno acesso das mulheres aos bens essenciais que temos hoje” frisou o Governante.

O Titular da Pasta da Família informou, ainda, que o Governo tem adotado medidas e políticas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres chefes de famílias, promovendo os seus direitos através da sua capacitação e garantir igualdade de acesso aos serviços financeiros, infraestruturas, saúde, água, saneamento e mercado de trabalho.

“Nós temos que ter capacidade de permitir que todos os cabo-verdianos sejam homens ou mulheres com autonomia física, económica e de decisão. A promoção dos direitos humanos dos homens e das mulheres é de todos e é o papel essencial da instituição que cuida da Igualdade de Género, colocando esta questão sobre a mesa e trabalhar para a sua materialização”, conclui.

Por sua vez, a Presidente empossada agradeceu a confiança, mostrando a sua total disponibilidade em cumprir esta nobre missão de reduzir as desigualdades de género. Missão essa, que conforme explica, o seu maior foco será a promoção da autonomia.

“Devemos trabalhar todos em harmonia e articulação, o Governo, Sociedade Civil Organizada, Sector Privado e Parceiros de Desenvolvimento para a criação e a implementação de uma agenda comum para o desenvolvimento das ações que garantam a igualdade efetiva entre homens e mulheres” assegurou Marisa Carvalho.

Deste modo, assegurou que juntos farão tudo o que estiver ao alcance para engajar os homens nesta luta, combatendo o falso pensamento de que os ganhos das mulheres significam perdas para os homens.

“Esta não é, nem pode ser, uma luta de sexos. Trata-se de uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, necessária e fundamental para a igualdade, o desenvolvimento e a paz”, acrescentou a nova Presidente do ICIEG.