Notícias

MAPPCMMD representa Cabo Verde na Cimeira África-França de BAMAKO 2017

O Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, desloca-se esta quarta-feira a Mali para participar na 27ª Cimeira África-França de Bamako 2017, a realizar-se de 13 a 14 de janeiro próximo, considerada como um dos encontros regulares e importantes da agenda diplomática internacional.

Fernando_E.jpg

A África está em movimento e virada para o Futuro, segundo uma nota da referida Cimeira. Assim, esta imagem deverá refletir a Cimeira de Bamako, porque a África e a França estão comprometidas, hoje, numa dinâmica positiva, marcada pelo diálogo, pela abertura e pelos tempos fortes (Mali, Sahel, RCA). Sem subestimar os desafios, o relacionamento entre a África e a França será apresentado no angulo das soluções, acrescenta a mesma nota.

Os objetivos gerais da Cimeira de Bamako são, por um lado, assegurar uma reflexão global sobre os novos desafios à paz e à segurança surgidos da Cimeira África-França de 2013 e as respostas comuns a serem propostas e, por outro lado, discutir formas de melhor acompanhar a emergência africana em termos de educação, formação, investimentos e apoios para o desenvolvimento.

O intercambio dos Chefes de Estado e de Governo terá lugar em duas sessões à porta fechada que incidirão, respetivamente, sobre questões políticas, económicas e de desenvolvimento, sendo, a parte política – os desafios e ameaças à paz e a parte económica – a emergência para um crescimento criativo de empregos.

Espera-se desta Cimeira a contribuição para o reforço de cooperação entre os países africanos e a França, principalmente nas questões de paz e segurança, de desenvolvimento e da cooperação económica, bem como uma melhor compreensão das posições de África sobre as grandes questões internacionais.

De referir que o Ministro Fernando Elísio Freire participará na 27ª Cimeira África-França de Bamako 2017, em representação do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Luís Filipe Tavares, e será acompanhado do Conselheiro de Segurança, Dr. Carlos Reis.