O dossier de candidatura da Cidade Velha a Património Mundial, foi um dos principais aspectos tratados entre o Ministro da Cultura e a Directora Regional da UNESCO/BREDA, o qual será entregue no 1º trimestre de 2008. Segundo Ben Barka, é preciso fazer todos os esforços para que o mesmo seja aceite, tendo em conta que a «Cidade Velha» é um "património histórico extremamente importante para a Africa, a Europa e as Américas".
O Ministro da Cultura ficou bastante satisfeito com esta declaração de apoio à candidatura, tendo em conta que a Cidade Velha "foi o laboratório de nascimento de um novo mundo, a ponte que ligou a África à Europa e às Américas e o berço de uma antropologia crioula que enriqueceu o património da humanidade.
A par da questão central – a candidatura da «Cidade Velha» -, o Governante cabo-verdiano aproveitou a ocasião para apresentar à Directora Regional da UNESCO outros projectos culturais que o Ministério da Cultura pretende levar a cabo nos próximos tempos, tais como: o Fórum sobre a Industrialização da Cultura, a criação de uma Escola de Arte Integrada, o Museu Nacional, o Museu de Arte Contemporânea, o Simpósio sobre a Cultura e a Emigração, as celebrações do Xº aniversário do ALUPEC, um Estudo sobre a Política Cultural, em Cabo Verde, e um outro sobre o mercado da arte, entre outros.
A Directora Regional da UNESCO terá ainda um encontro de trabalho com o Carlos Carvalho, Presidente do IIPC, e com Charles Akibodé, Coordenador Científico do dossier de candidatura, e fará uma visita ao sítio histórico da «Cidade Velha».