Durante a sua intervenção, o Ministro da Cultura considerou que actualmente vivemos numa civilização do audiovisual e que sem dúvida o desenvolvimento humano, hoje, mais do que nunca, tem o ritmo, as cores e o formato do audiovisual.
O governante felicitou a iniciativa e a ousadia por parte da Silvão Produções que traz pela primeira vez a Cabo Verde uma formação desse género, contando com a parceria do Centro de Ensino Cinematográfico de Minas Gerais, sendo a mesma dirigida pelo Senhor Geraldo Veloso, fundador do CICMG.
O Ministro ressaltou, ainda, a importância de Cabo Verde precisar de parcerias ousadas, de parcerias com uma cultura de desafio, uma cultura de realização e não aquelas parcerias de lamúria, de indigência e de lamentações, afirmando que o que deve inquietar-nos mais não devem ser os problemas, mas sim a capacidade de os contornar.
Finalizando, Manuel Veiga, considerou que essa formação irá contribuir grandemente para a revitalização, para oxigenação da fase criativa do cinema em Cabo Verde
Esta iniciativa, conta ainda com o apoio financeiro, de entre outras instituições Pública e Privadas, do Ministério da Cultura.