O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, visitou na tarde de ontem, 17 de julho, algumas famílias da cidade da Praia, que foram beneficiadas com o Inclusão Produtiva.
A Inclusão Produtiva é uma área de intervenção essencial do Programa de Inclusão Social Produtiva (PISP), focada em promover atividades geradoras de rendimento (AGR); reforçar competências em empreendedorismo, educação financeira e habilidades para a vida e emancipar famílias, promovendo a igualdade de gênero e mudanças nos papéis de gênero.
O objetivo deste projeto é reforçar as potencialidades das famílias beneficiárias do RSI, que através de um conjunto de ações, procedimentos, instrumentos e mecanismos, em articulação com a área de emprego e formação profissional, possibilitando-as o exercício de atividades geradoras de rendimento.
Segundo o Ministro o projeto oferece acesso à formação profissional, possibilitando que famílias em situação de extrema pobreza adquiram habilidades para obter rendimento e, consequentemente melhorar suas condições de vida.
“O impacto na vida dessas pessoas é bastante positivo. Há dois anos, muitas das famílias não tinham nenhum tipo de rendimento nem trabalho. Hoje, elas têm a capacidade de ganhar por conta própria e cuidar de suas famílias, através de atividades geradoras de rendimento”, afirmou o Ministro.
O Governante afirmou, ainda, que a meta a longo prazo, é permitir que essas pessoas se tornem autossuficientes, saindo do programa para que outras possam ser contempladas.
“Depois da formação, aqueles que optarem por criar seu próprio negócio recebem um apoio inicial do Governo, no valor de 40 mil escudos e acompanhamento técnico para garantir uma gestão eficiente dos recursos, realça o Ministro.
Fernando Elísio Freire garantiu que o Governo tem trabalhado para integrar todos os beneficiários no sistema do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), garantindo a proteção social dos mesmos.