A futura barragem fica na pacata localidade de Saquinho, no concelho de Santa Catarina, uma zona rica em recursos hídricos. Aproveitando essas potencialidades, o Governo de Cabo Verde, destacou Saquinho para receber uma barragem dentro de 2 anos. Uma iniciativa que vai transformar a vida dos agricultores locais e Cabo Verde em geral.
A infra-estrutura vai permitir a mobilização de cerca de 700.000 m3 de água, a irrigação de, pelo menos, 65 hectares de terreno e vai beneficiar, aproximadamente, 600 agricultores. Isso irá contribuir para um aumento significativo da produção agrícola e, consequentemente, possibilita um progresso na segurança alimentar do país, na redução da pobreza e na criação de emprego.
O Governo, através do Ministério do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos vem priorizando a mobilização de água para a agricultura, o que tem sido crucial para o tal desenvolvimento pois, cria oportunidades de investimentos e de negócios. A meta é mobilizar 75.000.000 de m3 de água até 2015.
A barragem de Saquinho faz parte do pacote de infra-estruturação que o Governo vem promovendo em todo o país, e engloba três Barragens na ilha de Santiago, 70 furos para exploração de águas subterrâneas, 29 diques de grande porte, bem como sistemas de bombagem de água com recursos às energias renováveis em diversos pontos do arquipélago.
Segundo o Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga, "esse investimento vai permitir respostas audaciosas no campo económico, social, territorial e ambiental. Vai, também, contribuir pelo aumento da produção agrícola, pela equidade no acesso, das populações, aos bens alimentares, pela afectação de investimentos em todos os cantos do território e pela qualidade da preservação ambiental. Tudo, resumido no progresso a nível regional e nacional."
O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, dedicou a construção da Barragem de Saquinho ao herói nacional Amílcar Cabral, por ter sido um Engenheiro Agrónomo que cresceu naquela região.
A primeira pedra já foi lançada e a obra vai estar sob a responsabilidade da empresa de Engenharia e Construção MonteAdriano e prevê-se que dentro de 22 meses a barragem do Saquinho esteja pronto para armazenar água para a agricultura.