Notícias

Mais 483 pessoas passam a estar cobertas pela Pensão Social em São Vicente

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio, manteve ontem, 21 de junho, um encontro com os novos pensionistas da ilha de São Vicente, para informá-los sobre os benefícios atribuídos, bem como, as alternativas de pagamento e, ainda, dar a conhecer sobre o processo de alargamento da cobertura da pensão social e auscultar os beneficiários.

O Governo anunciou a medida de alargamento da cobertura da pensão social a mais 3 mil novos beneficiários no ano de 2023, sendo que em São Vicente são mais 483 pessoas em situação de vulnerabilidade social que passam a estar cobertas pela Pensão Social.

“É um esforço enorme tendo em conta a realidade social da ilha de São Vicente. Juntamente com isso, nós iremos alargar o Rendimento Social de Inclusão para mais 198 famílias em São Vicente e mais 540 famílias no programa de Inclusão Produtiva, que abarca o acompanhamento familiar, uma rede de creches e a transferência monetária. Isso tudo para fazermos com que as famílias possam ter acesso a rendimento”, garante o Ministro.

Paralelamente a isso, Fernando Elísio adianta que o Governo, juntamente com a Câmara Municipal de São Vicente, está neste momento no processo de reabilitação do Creche Amílcar Cabral, a disponibilização de um autocarro para o Centro Canelona que é para crianças com paralisia cerebral e toda a reabilitação de um parque infantil neste mesmo centro.

O Ministro afirmou, ainda, que o Governo está a trabalhar, juntamente com a Câmara Municipal de São Vicente, na reabilitação de um Centro de Idoso e que, por outro lado, foi criado um plano de regresso de 692 meninas para a escola.

“Abandonaram o sistema de ensino e irão agora regressar tendo em conta as ações que iremos fazer de uma forma direta com formação, e permitir que com isso haja uma efetiva igualdade de oportunidades. Tudo isso enquadrado numa política social focada nas pessoas que efetivamente mais precisam, crianças, pessoas idosas, meninas e mulheres, imigrantes e jovens sem emprego e formação”, lembra Fernando Elísio.

Dando sequência a sua visita a São Vicente, hoje, 22 de junho, Fernando Elísio Freire presidirá a apresentação pública da Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza Extrema em Cabo Verde – ENEPE, que define as ações estratégicas necessárias para o combate à pobreza extrema a serem implementadas no âmbito do novo PEDS 2022-2026.