Notícias

Maior parque solar de África já funciona na Praia

Construído em tempo recorde, a obra foi lançada a 15 de Abril, o Parque Solar da Praia representa um investimento perto de 19 milhões de Euros, com centenas de painéis solares que ocupam uma área de 13 hectares de terreno, sendo o maior da África segundo a Martifer, empresa responsável pela sua execução.

Trata-se de "mais uma grandiosa obra" inaugurada e que irá fazer de Cabo Verde um país mais competitivo e moderno. Para além deste há também o parque solar do Sal, recentemente inaugurado, que juntos serão responsáveis pela produção de 4% da energia consumida no país.

inaugupainelsolar1Por outras palavras, esses dois parques permitirão uma redução de emissão de gás carbono em 13 mil toneladas ao ano, o que, para além do enorme impacto no ambiente, significa que o país poderá poupar milhões em importação de pelo menos 2,6 mil toneladas de petróleo. "Estes investimentos têm um impacto extremamente grande na economia do país", sublinha o Primeiro-Ministro, José Maria Neves

A juntar a isso, recorda José Maria Neves, o Governo tem em curso um amplo leque de investimentos inseridos na sua política energética, para melhorar significativamente a produção e distribuição de energia, que passa pela redução da dependência de combustível fóssil e uma aposta forte nas energias renováveis.

Em 2011, quando todos os quatro parques eólicos já em construção estiverem prontos, Cabo Verde estará a produzir mais de 25% da sua energia, através da força do vento e do sol, tornando-se uma referência em África e no mundo nesta matéria.

inaugupainelsolar2Outros investimentos estão em curso para resolver de vez o desafio da energia que é fundamental para "esse Cabo Verde novo, esse Cabo Verde grande e competitivo, este Cabo Verde de pleno emprego e boa qualidade de vida" que este Executivo quer construir. "Tenho fé", diz Neves, de que mais esse sonho será concretizado num futuro próximo.

Assim, a central única da Praia já em curso, assim como a do Fogo e a de Santo Antão que deverão arrancar em breve, são alguns projectos para o horizonte de 2011/2012. É ambição deste Governo, aponta, construir um Cabo Verde livre da dependência das energias fósseis", como mostram esses investimentos.

Investimentos, esses que em pouco tempo permitirão cobrir 100% do país com energia eléctrica nesse período, com mais e melhor capacidade de produção e distribuição.

inaugupainelsolar3Outro projecto importante é o equipamento dos furos de água no subsolo com energia solar ou eólica com impacto positivo no custo da água disponibilizada aos agricultores.

Também a Ministra do Turismo, Indústria e Energia, Fátima Fialho, manifestou a sua convicção na justeza dessas apostas do Governo pelas energias renováveis que considera "inquestionáveis".