O Ministro das Finanças, Olavo Correia, participou esta manhã na iniciativa a “Maior Aula do Mundo”, ao lecionar uma aula no liceu Domingos Ramos, cidade da Praia. Olavo Correia aproveitou a oportunidade para inspirar e consciencializar os jovens presentes quanto à importância da educação para o futuro do país e para o sucesso da própria juventude.
“Uma grande honra para mim” começou assim a aula, explicando que foi exatamente nesse liceu que fez os seus estudos secundários.
Olavo Correia aproveitou o tempo que teve para transmitir aos jovens confiança em relação ao futuro de Cabo Verde. “É certo que estamos confrontados com grandes desafios, mas é preciso termos a noção que o nosso futuro, o rumo deste nosso Arquipélago, depende e sempre dependerá, daquilo que formos capazes de fazer quanto à educação”, disse aos jovens para logo reforçar que o país precisa que invistam “numa educação de excelência, baseada no comprometimento, no engajamento e em muito trabalho”, para que possam contribuir para o desenvolvimento do país. Isto, sem deixar de frisar o compromisso que este Governo está a assumir para dar à educação a qualidade e o rumo necessários para o alcance de tais objetivos.
O Ministro das Finanças que partilhou parte da experiência pessoal, explicou à plateia, maioritariamente composta por jovens estudantes e professores, que “o mais importante é sabermos para onde vamos e o que estamos dispostos a fazer para lá chegar”, realçando nesta linha que “o relevante é o rumo e o porto que queremos alcançar”. Isto, colocando o foco na necessidade e importância de se ter ambição e que deve ser espelhada no compromisso com a educação. “É preciso, entretanto, ação constante para a materialização daquilo que queremos em resultados concretos, para as nossas localidades, as nossas ilhas, o nosso país e para o mundo”, enfatizou para logo realçar que “a nossa causa maior é o desenvolvimento do nosso país” pelo que pediu o engajamento dos jovens nesta questão.
“O maior contributo que poderão dar ao país nesta fase, é fazendo uma aposta séria na vossa educação” concluiu o Ministro das Finanças, sem deixar de se manifestar agradado com a qualidade e pertinência das perguntas que lhe foram colocadas pelos alunos.
De frisar que “A Maior Aula do Mundo” é um projeto mundial (promovido pelo Project Everyone, em parceria com a UNESCO e a UNICEF) que tem como objetivo ensinar as crianças e jovens, as metas globais da ONU que envolvem o combate às desigualdades, à pobreza extrema e às mudanças climáticas. Cabo Verde participa pela segunda vez consecutiva na iniciativa. A intervenção do Ministro das Finanças, Olavo Correia, esteve ancorada no 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS – “Emprego Digno e Crescimento Económico”.