Notícias

MAI reúne forças vivas de S. Vicente

O Ministro da Administração Interna, Lívio Lopes, que é acompanhado pelos responsáveis máximos das diferentes unidades orgânicas do seu Ministério, preside a abertura do encontro que pretende, igualmente, fazer a socialização do PESI na perspectiva da implementação articulada do mesmo onde serão expostas as estratégias e os programas para o país e para São Vicente de combate à criminalidade, à insegurança e a outras incivilidades, numa perspectiva de abordagem multissectorial e partilhada.

O Plano Estratégico para a Segurança Interna (PESI) é um instrumento fundamental de definição de políticas, de gestão e mobilização de parcerias, de integração de acções transversais e de reorientação das forças e serviços de segurança, perante a nova conjuntura, caracterizada pelo crescente aumento e complexificação dos fenómenos criminais, quer a nível interno, quer a nível internacional e mundial.

Neste contexto, a apresentação do PESI constituirá, também, um momento para auscultação, debate e busca de soluções para os principais problemas que afectam o sector da segurança, em S. Vicente.

É de realçar que o Plano Estratégico para a Segurança Interna (PESI) integra ainda reformas estruturantes no sector da Protecção Civil (incluindo a problemática de integração dos Bombeiros e a criação dos Serviços de Emergência Pré-Hospitalar), bem como a eventual criação da Polícia Municipal.

A consolidação do Plano Estratégico para a Segurança Interna passa inicialmente pela sua socialização na perspectiva da implementação partilhada e integrada.