O Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território realiza, através da Direcção-Geral da Descentralização e Administração Local, uma acção de formação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, destinada a quadros seniores dos Municípios, cuja actividade se centre na gestão estratégica de recursos humanos, e a colaboradores intermédios que exercem funções de apoio ao nível da gestão de recursos humanos.
A formação tem como objectivo dotar os participantes de conhecimentos necessários para melhor gerirem os recursos humanos da sua instituição, ajudando-os a desenvolver um modelo que integre um conjunto de pressupostos e práticas, o qual possa contribuir para um relação positiva entre os empregados e a organização na qual trabalham, ajudando a organização a atingir os seus objectivos estratégicos.
Pretende-se que os formandos saiam dessa formação com os seus conhecimentos reforçados em matéria de: técnicas de gestão de recursos humanos, nomeadamente gestão por competências, o processo de recrutamento e selecção, a formação e o desenvolvimento de competências, sistema de Gestão de Recursos Humanos na Função Pública, o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
A iniciativa justifica-se pelos desafios que o mundo globalizado e competitivo, em que vivemos, coloca aos gestores tanto nas empresas públicas quanto nas privadas, no sentido de desenvolverem melhores estratégias para a gestão de pessoas, visando captar, manter e capacitar talentos.
Por outro lado, e face à escassez de recursos financeiros nos municípios (e no País, de um modo geral) há que adoptar políticas e estratégias de gestão de recursos humanos viradas para os objectivos e para os resultados que se pretende obter. Por outras palavras, adequar o quadro de pessoal às necessidades e desafios do desenvolvimento local, à prestação de um serviço com qualidade e celeridade.
A iniciativa enquadra-se no Catálogo de Formação 2013 concebido pelo MAHOT/DGDAL, em resposta às necessidades formativas identificadas pelos Municípios.
Participam nessa formação técnicos dos Municípios de Barlavento. Acção semelhante foi realizada na Cidade da Praia, de 11 a 15 de Março de 2013, para os Municípios de Sotavento.
A iniciativa conta com a parceria do Escritório Comum das Nações Unidas em Cabo Verde e da Câmara Municipal de São Vicente.