Além do Ministro-Adjunto e das Comunidades Emigradas, intervieram Andrea Cabral, descendente de cabo-verdianos e Xerife da comarca de Boston e Chuck Turner, ex-vereador da cidade de Boston pelo círculo de Dorchester.
A audiência era integrada por estudantes da Universidade de Massachusetts e do ensino secundário, professores, líderes associativos, representantes do Consulado de Cabo Verde em Boston, o ex-senador Bill Wons, o cabo-verdiano John M. Gomes candidato a Mayor da cidade de Bridgeport e imprensa. O acto contou ainda com uma actividade cultural, animada pela cantora Cândida Rose e pelo grupo musical de Santos Spencer.
No evento, Sidónio Monteiro fez um percurso pelo pensamento de Amílcar Cabral como líder humanista e de visão. Ele destacou que mais de meio século depois do início da sua gesta nacionalista, Amílcar Cabral é estudado em todo o mundo, não apenas pela sua importância histórica ou até militar, mas, principalmente, pelo seu pensamento e pela sua liderança que continua a influenciar gerações. Sidónio Monteiro dissertou ainda sobre o legado de Cabral e a sua influência no Cabo Verde de hoje.