O Ministério da Agricultura e Ambiente, através da Direção Nacional do Ambiente, promove amanhã, 20 de setembro, pelas 09h, na Quinta da Montanha, Rui Vaz um workshop de lançamento do projeto “Promoção da conservação das aves marinhas em Cabo Verde”. O ato será presidido pelo Diretor Nacional do Ambiente, Alexandre Neveski e pelo representante da BirdLife international, Miguel Lecoq.
O principal objetivo deste workshop é o de promover a boa articulação entre os vários parceiros e atores do projeto, na perspetiva de contribuir para uma eficaz implementação das atividades. Durante o evento haverá oportunidades para os parceiros familiarizarem-se com as principais organizações envolvidas no projeto e discutir as principais questões relacionadas com a implementação da atividade.
No seguimento do trabalho de investigação, de monitorização e de conservação realizados nos últimos anos em Cabo Verde por diversas organizações nacionais e internacionais, a BirdLife international, juntamente com diversos parceiros visa implementar de 2017 a 2019 a primeira fase do projeto “Promoção da conservação das aves marinhas em Cabo Verde”. O projeto conta como financiamento da fundação MAVA e será coordenado pela BirdLife International em estreita colaboração com a DNA.
O projeto pretende contribuir para a construção de uma base sólida de conhecimento sobre as aves marinhas de Cabo Verde, incluindo a identificação e o mapeamento dos locais de reprodução, a determinação do tamanho das populações e o estudo das principais ameaças e das relações entre as comunidades locais e as aves marinhas. Será dada atenção particular às ameaças como as espécies não-nativas introduzidas e a captura ilegal de aves, estando previstas diversas ações para avaliar e minimizar o seu impacto.