Notícias

Luxemburgo vai aumentar apoio a Cabo Verde

Tudo indica que o terceiro PIC (Programa Indicativo de Cooperação) a ser assinado  em Junho proximo entre os dois governos será reforçado em cerca de 20 milhões de euros, pelo menos, o que permitirá ao Governo fazer muito mais com o apoio que recebe de Luxemburgo.

Para além da parceria a nível da formação profissional e do ensino superior e da investigação, a água e o saneamento bem como a ajuda alimentar serão aspectos cntrais a serem contemplados nesse novo acordo.

De acordo com o o Chefe do Governo cabo-verdiano, José Maria Neves, discutiu-se também, no encontro com o seu homólogo luxemburguês, Jean Claude Juncker, a possibilidade de parte desses recursos ser canalizada para ajuda orçamental, sendo que a água e o saneamento serem eleitos as grandes prioridades.

Fica claro, também, a vontade dos dois governantes de promoverem o incremento das trocas e relações comerciais entre os dois países, de parcerias a nível dos privados em sectores como o turismo, a industria e mesmo a nível das universidades e nos sectores das novas tecnologias, entre outras.

Uma boa notícia é a possibilidade de, brevemente, ser estabelecida uma ligação aérea entre Cabo Verde e Luxemburgo, através da companhia áerea Luxair.

No que concerne à Parceria Especial, também, Cabo Verde sai a ganhar com essa visita a Luxemburgo, tendo em conta que "há um contributo fundamental" de Jean Claude Juncker no estabelecimento dessa parceria.

"Nós queremos elevar o patamar de diálogo entre Cabo Verde e a Europa e Juncker poderá dar uma contribuição muito grande nesse domínio". Neves enaltece a relação pessoal de amizade entre os dois primeiros-ministros e que torna essa Parceria Cabo Verde/Luxemburgo ainda mais fácil.

O Chefe do Governo cabo-verdiano enaltece ainda o papel essencial do Grão Ducado de Luxemburgo no processo de desenvolvimento de Cabo Verde. "Se hoje somos um país com estabilidade política, social e económica , devemos muito à contribuição importante de Luxemburgo", frisa.

Ainda hoje, José Maria Neves esteve reunido com o Grão Duque de Luxemburgo, Henry e também com o Presidente da Câmara dos Deputados, Laurent Mosar, para além de se ter reunido com a Comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Deputados para debater as relações entre os dois países e a política diplomática cabo-verdiana.