O Ministro das Finanças, Olavo Correia, recebeu ontem, em visita de cortesia, a nova Encarregada de Negócios do Luxemburgo em Cabo Verde, Angèle da Cruz.
Após o encontro, a diplomata garantiu que Luxemburgo está disponível a intensificar a cooperação bilateral existente entre os dois países, mas também explorar novas áreas de reforço.
A diplomata informou ao Ministro das Finanças que o Luxemburgo vai proceder ao pagamento da segunda tranche da ajuda orçamental, referente ao ano de 2016, no valor de um milhão de euros.
“Como se sabe, o Luxemburgo faz parte Grupo de Apoio Orçamental (GAO), e no ano passado, aquando da visita do Grão-Duque a Cabo Verde, foi assinado um novo acordo entre os dois países, em que está previsto um apoio orçamental, em 10 milhões de euros, para o período de 2016 a 2020, sendo dois milhões por ano, que deverão ser canalizados a projetos de ensino técnico e profissional. Na última reunião do GAO, que aconteceu no mês de novembro passado, fez-se a avaliação da execução orçamental, e nesta visita pude informar ao sr. Ministro que o Luxemburgo vai pagar a segunda tranche do Apoio, no valor um milhão de euros, referente ao ano de 2016”, explicou.
O Luxemburgo reconhece avanços no setor de ensino técnico e profissional, portanto justifica o desbloqueio da segunda tranche, conforme Angèle Cruz, acrescentando que “durante os cinco anos, 2016 a 2020, estavam previstos 49 milhões de euros, no entanto, mês passado aumentamos em três milhões o projeto, cerca 52 milhões”.