O Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, procedeu, nesta quarta-feira, 12 de janeiro, na Praia, à condecoração de 12 militares e um civil, no quadro das comemorações de 50º aniversário das Forças Armadas, com a Medalha de Serviços dos Relevantes de 1ª classe, pelo comprometimento e trabalho desenvolvido em prol da consolidação e projeção das Forcas Armadas de Cabo Verde.
Entre os condecorados, destacam-se o chefe de Estado Maior das Forças Armadas, o Major-general Anildo Morais, entre outros Oficiais, e a civil, Edna Pinto, Diretora-Geral dos Serviços e Planeamento do Ministério da Defesa.
Uma distinção, segundo o governante, para reconhecer o extraordinário e o distinto papel que cada uma dos agraciados desempenhou para o engrandecimento das Forças Armadas. “Esta homenagem, em si mesma, é também um tributo ás Forças Armadas e aos homens e mulheres que labutam para o cabal cumprimento das missões que estão cometidas às Forças Armadas, particularmente, para aqueles que, de uma forma ou de outra, num outro momento, corroboraram para que houvesses motivo para esse reconhecimento que hoje testemunhamos. Este reconhecimento deverá constituir fonte de inspiração e de motivação para as gerações atual e vindoura, e estou convicto que com exemplos como estes o futuro das Forças Armadas, está por demais, garantido”, afirmou o governante.
Em nome dos homenageados, o chefe de Estado Maior reconheceu a distinção: “Esta medalha reconhece a dedicação o empenho e o espírito de missão com que abraçamos sem reservas todas as tarefas que a nação nos atribui e destaca o nosso desempenho enquanto exemplos a seguir, mas também exige mais e melhor de nós.
Anildo Morais realçou ainda que os agraciados têm o dever de continuar a provar diariamente que tal honraria não foi fruto do acaso, nem das circunstancias, mais sim alicerçado num percurso sólido, coroado de ações meritórias e deveres relevantes.
Os 12 militares, assim como a civil receberam a distinção do Governo sobre a proposta do Chefe do Estado Maior das Forcas Armadas.