Notícias

Ludmila Varela jogadora da Seleção Nacional de Voleibol e embaixadora do Programa Mexi Mexê, distinguida pelo Diretor Geral da OMS, durante a sessão dos GLOBAL HEALTH LEADERS AWARDS.

O anúncio do prémio foi feito pelo Diretor Geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, que entregou o prémio simbólico ao Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, já que a ativista não pôde estar presente.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, anunciou, neste domingo, 22 de maio, durante a abertura do 75ª Assembleia Mundial da Saúde, seis prémios para reconhecer contribuições extraordinárias para o avanço da saúde global, liderança e empenho em questões de saúde regionais. A terceira premiação foi atribuída a ativista do desporto juvenil, Ludmila Sofia Oliveira Varela, de Cabo Verde, pelo seu trabalho na promoção de estilos de vida saudáveis, durante a pandemia da COVID-19.

O anúncio do prémio foi feito pelo Diretor Geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, que entregou o prémio simbólico ao Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, já que a ativista não pôde estar presente.

Nas palavras de Ghebreyesus, “numa altura em que o mundo enfrenta uma convergência sem precedentes de desigualdades, conflitos, insegurança alimentar, crise climática e pandemia, este prémio reconhece aqueles que deram um contributo notável para a proteção e promoção da saúde em todo o mundo”, disse o Dr. Tedros. “Estes premiados encarnam a dedicação ao longo da vida, a defesa implacável, o compromisso com a equidade e o serviço desinteressado da humanidade”.

Ao anunciar a distinção, disse: ‘’o meu terceiro prémio vai para a ativista do desporto juvenil Ludmila Sofia Oliveira Varela, de Cabo Verde, pelo seu trabalho na promoção de estilos de vida saudáveis durante a pandemia da COVID-19.

 A senhora Varela é membro da equipa nacional feminina de voleibol de Cabo Verde, ativista juvenil no desporto pela saúde e pelo ambiente, e realiza sessões semanais de treino para jovens na cidade da Praia.

 Ela tem estado envolvida no Programa Nacional de Educação Física para facilitar o acesso ao desporto para todos, o que proporciona uma alternativa saudável aos comportamentos de risco entre os jovens, e para enfrentar a crescente ameaça das doenças não transmissíveis.

 A Sra. Varela foi uma das finalistas da competição global da UNESCO sobre o “Poder do Desporto em tempo de crise”.

A Sra. Varela não pôde estar connosco pessoalmente, mas tenho o prazer de convidar o Dr. Arlindo Nascimento do Rosário, Ministro da Saúde de Cabo Verde, a aceitar o prémio em seu nome’’.