Notícias

Lourenço Lopes preside ato de lançamento do novo site da Inforpress

O Secretário de Estado também lançou um desafio à administração da Inforpress para estabelecer correspondentes nos Estados Unidos da América e na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro mostrou-se otimista quanto ao impacto que o recém-lançado Site da Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress, irá ter a nível internacional. No lançamento e apresentação, Lourenço Lopes revelou que este é “um Site robusto, dinâmico e multilingue”, equipado com uma interface de criação de conteúdo personalizada, com suporte para grandes volumes de dados e uma ferramenta de estatísticas.

 De acordo com Lourenço Lopes, o novo Site, para além de fortalecer os laços entre a Inforpress, o público em geral e as empresas, desempenhará um papel crucial na internacionalização da agência.

Depois de realçar importância de ter uma agência de notícias de qualidade, especialmente, num cenário onde a desinformação e as notícias falsas são prevalecentes, Lourenço Lopes confirmou que cerca de 95% dos compromissos assumidos com a Agência estão a ser cumpridos, incluindo o contrato de prestação de serviço público, o novo estatuto da agência e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Instou a Inforpress a consolidar-se como uma das agências mais importantes no continente africano e na comunidade dos países de língua portuguesa.

O Secretário de Estado também lançou um desafio à administração da Inforpress para estabelecer correspondentes nos Estados Unidos da América e na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Quanto à Rádio e Televisão Cabo-verdiana (RTC), Lourenço Lopes referiu que, embora ela opere regularmente do ponto de vista administrativo e financeiro, há dois desafios pendentes: a tomada de posse do novo Conselho de Administração e a assinatura do novo contrato entre o Estado e a RTC.

Depois da tomada de posse dos novos membros do Conselho de Administração, a primeira medida será a assinatura do novo contrato entre o Estado e a RTC que é o segundo desafio, sublinhando que o Governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir tranquilidade e estabilidade à RTC.