Notícias

Lourenço Lopes preside a cerimónia de empossamento dos novos membros da Comissão da Carteira Profissional do Jornalista (CCPJ)

A Comissão da Carteira dos Jornalistas de Cabo Verde, tomou posse nesta manhã, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes.

A Comissão da Carteira dos Jornalistas de Cabo Verde, tomou posse nesta manhã, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes.
Na cerimónia de tomada de posse, o Secretário de Estado acordou na necessidade de “reforçar a competência de fiscalização da Comissão da Carteira Profissional do Jornalista” de modo a contribuir a um maior “grau de transparência e formalidade” no que tange ao exercício da profissão do jornalista e equiparados em Cabo Verde.
Segundo Lourenço Lopes, o Governo irá assumir o firme compromisso em avaliar a recente proposta da comissão da carteira profissional do jornalista no âmbito da atribuição da carteira profissional a jornalistas estagiários e também a colaboradores espalhados por vários concelhos de Cabo Verde.
O Governante prometeu, igualmente, avaliar o reforço do apoio anual que o Estado atribui à comissão e a viabilização de um espaço de funcionamento próprio, já que o atual é uma renda na Sede da Ajoc.
A CCJ, cuja criação visa ajudar a regular a atividade jornalística em Cabo Verde, tratando-se de um organismo independente, presidido por um magistrado e composto por jornalistas eleitos e indigitados nos respetivos sectores de atividade (rádio, televisão, jornais impressos e online e Associação de Jornalistas).
Nos próximos três anos, a Comissão da Carteira Profissional do Jornalista passa a ter a seguinte composição:
Magistrada Judicial Ângela Rodrigues, designada pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial;
Jornalista Nélio dos Santos, eleito representante dos jornalistas do sector audiovisual e designado pelos seus pares Secretário da CCPJ;
Jornalista Daniel Almeida, eleito representante dos jornalistas da imprensa escrita;
Jornalista Anatólio Lima, designado representante dos Operadores de Radiodifusão Sonora;
Jornalista Elizabete Dias, designada representante dos Operadores de Televisão;
Jornalista António Monteiro, designado representante dos órgãos da imprensa escrita e do jornalismo eletrónico;
Jornalista Gisela Coelho, designada pela AJOC.