Notícias

Localidade de Bolona em Santo Antão eletrificada com 100% energias renováveis

Foi em clima de festa e alegria que os moradores de Bolona no Concelho do Porto Novo, ilha de Santo Antão, presenciaram a ligação de energia elétrica na localidade. Cerca de 25 famílias irão beneficiar deste projeto de mini-rede hibridizada com uma central fotovoltaica de 15 kW e sistema de armazenamento com baterias de 145kWh, rede de distribuição de energia nas habitações e iluminação pública com lâmpadas LED.

Ao testemunhar o ato o Ministro Alexandre Monteiro enalteceu o momento de celebração da concretização do projeto de eletrificação que irá proporcionar aos moradores uma nova vida.

“Este projeto é resultado de um esforço de parceria conjunta entre várias instituições em prol da população. Demorou muito para a eletricidade chegar nesta localidade, mas o projeto foi concretizado com qualidade e com soluções modernas através de energia solar, sistema de iluminação de baixo consumo e com grande potência.”

Bolona é uma das 6 localidades da Ilha de Santo Antão a beneficiar de projetos de eletrificação a 100% de energias renováveis.

“Fazer chegar a iluminação em todas as habitações é uma preocupação do Governo. Temos em curso um programa de extensão e desenvolvimento de rede para levar a energia a todas as localidades isoladas. Em Cabo Verde o nível de acesso a energia é superior a 90%. Na ilha de Santo Antão, mais concretamente em Porto Novo o acesso já é quase 100%”.

O Ministro anunciou ainda que no âmbito da cooperação luxemburguesa, este ano, Chã de Feijoal, em Porto Novo será a próxima localidade a receber o reforço de energia elétrica. Outras localidades como Monte Trigo, Ribeira Alta, Figueiras também irão beneficiar de reforço da rede de iluminação.

O Projeto de eletrificação de Bolona foi cofinanciado pelo Governo de Cabo Verde, pela Câmara Municipal do Porto Novo, ADPMP, Electra, GEF/ Nações Unidas.