A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu ontem, 8 de abril, a apresentação oficial da ADESP-CV, Associação Nacional de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ensino Superior e Profissional de Cabo Verde.
A Associação tem como missão promover a inclusão, representar os interesses dos estudantes com deficiência do ensino superior e profissional e estimular o diálogo sobre acessibilidade e igualdade no ensino.
A criação da ADESP-CV representa um marco importante no reforço das políticas de inclusão e equidade no acesso à educação superior e formação profissional em Cabo Verde, promovendo o direito à educação para todos, com especial atenção às pessoas com deficiência.
Na sua intervenção, a SEIS destacou a importância desta nova associação para o reforço da inclusão social no país, mostrando o total compromisso do Governo em apoiar iniciativas nesta área.
“A criação desta associação é extremamente importante, sobretudo para os estudantes universitários com deficiência. O Governo está aberto a apoiar a ADESP-CV, assim como colaborar com os seus projetos, na capacitação técnica e na qualificação do seu público-alvo”, afirmou Lídia Lima.
Ainda, a mesma, frisou que o Executivo já apoia cerca de uma centena de associações a nível nacional, através de subvenções anuais, e que esta nova ONG vem complementar a ação pública na área da inclusão, numa lógica de parceria e reforço mútuo.
De realçar, que em dezembro de 2024, o Governo lançou 𝗮 𝗘𝘀𝘁𝗿𝗮𝘁𝗲́𝗴𝗶𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗜𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗗𝗲𝗳𝗶𝗰𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗽𝗲𝗿𝗶́𝗼𝗱𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟰-𝟮𝟬𝟯𝟬, que visa orientar as intervenções dos vários setores que trabalham com a questão de integração das pessoas com deficiência, promovendo a articulação intersetorial, a mobilização de recursos e o fortalecimento de mecanismos de monitorização e avaliação, assegurando que as metas estabelecidas sejam concretizadas e que os direitos dessas pessoas sejam efetivamente respeitados e garantidos.