Recorde-se que Cabo Verde havia sido classificado na 44ª posição no ano de 2009, por esta organização, numa lista de 175 países.
Cabo Verde é, ainda, o segundo país de África a figurar no ranking de 2010, após a Namíbia e o primeiro na lista da Comunidade dos Países da Língua Oficial Portuguesa, tendo sido Portugal o segundo dos países da CPLP na 40ª posição.
De realçar igualmente que, em 178 países do ranking, Cabo Verde encontra-se à frente de países economicamente estáveis como a Espanha (39ª), Itália (50ª), a Argentina (55ª), o Brasil (58ª), e as Maurícias (65ª).
Refira-se que a avaliação da referida organização é feita com base em questionários respondidos por centenas de jornalistas e especialistas de Comunicação Social em todo o mundo.
O Governo congratula-se com o facto de Cabo Verde ter registado uma subida tão significativa no ranking, o que demonstra que o País tem uma real liberdade de imprensa, constituindo esta, inequivocamente, um valor fundamental que vem demandando o esforço de todos e merecido, por parte do Executivo cabo-verdiano, uma especial atenção.