A Ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes efectua uma missão politica, económica e empresarial a Bruxelas, que decorre entre 24 a 27 de Junho de 2015, à frente de uma delegação do composta por dirigentes do sector público e representantes do sector privado ligado às áreas do turismo e do cluster aéreo e marítimo.
Esta missão acontece na sequência do encontro efectuado pelo Primeiro-Ministro José Maria Neves, com o empresariado da Benelux, em Novembro de 2013, e cujo objectivo foi de informar sobre as oportunidades de negócios, de parceria e de investimentos que o mercado de Cabo Verde oferece.
Com a colaboração da Câmara de Comercio ACP, Bélgica e Luxemburgo, e do Cluster marítimo luxemburguês, o evento terá lugar no Hotel « LE PLAZA BRUSSELS » no dia 25 de Junho.
A Ministra aproveitará sua estadia para se encontrar com Cecília MALMSTROM, Comissária Europeia para o Comércio onde abordará questões especificas relativas às relações comerciais entre CV e UE e participará na 13ª Reunião do Comissão Ministerial Comercial entre o grupo dos países ACP- Africa, Caraíbas e Pacifico e a EU que decorre em Bruxelas entre 22 a 26 de Junho.
A reunião da Comissão Ministerial Mista do Comércio ACP- EU será precedida da reunião dos altos quadros do comércio dos países ACP que terá início na próxima 2ª feira, 22 de Junho, em Bruxelas, onde a delegação Cabo-verdiana composta pelo Embaixador Jorge Borges, acompanhado do Director Geral da Indústria e Comércio Amílcar Monteiro irão participar em representação de Cabo Verde.
A delegação dos altos quadros do comércio deverá preparar o relatório com o ponto de situação dos acordos do comércio com a UE e a ACP que será aprovada na 18ª reunião da Comissão Ministerial do Comércio dos países ACP. A promoção das relações comerciais com a UE, nomeadamente no quadro das negociações do Acordo de Parceria Económica – APE, o programa do comércio e o desenvolvimento após 2015 e 5ª reunião Global de ajuda ao Comércio da OMC são ainda outros tópicos que estão na agenda dos delegados e Ministros do Comércio durante os 5 dias de trabalho.
O Secretariado da ACP propõe aos delegados o desenvolvimento de uma estratégia comum do grupo e dadas as especificidades de Cabo Verde, enquanto Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento, os delegados deverão concertar posições com países que apresentam desafios de desenvolvimento semelhantes e defender um tratamento diferenciado no quadro da implementação dos acordos multilaterais.
O Grupo ACP é a maior associação de países em desenvolvimento do mundo composto por 79 países (48 da Africa sub-saheliana, 16 das Caraíbas e 16 do pacifico) e conta com uma secretaria permanente com sede em Bruxelas que trabalha em parceria com a UE.