Esta constatação foi feita nesta quarta-feira, 15 de janeiro, pelo Ministro da Agricultura e Ambiente durante o ato de lançamento do CCDR. Segundo o mesmo, esta iniciativa surge como mais um passo significativo na construção de uma boa governança climática em Cabo Verde, com um relatório que fornece uma visão integrada dos desafios e oportunidades para a sustentabilidade ambiental e climática no nosso país.
De acordo com o Ministro, o documento alinha-se com os compromissos nacionais, como o Plano Nacional de Adaptação (NAP), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II).
“O relatório apresenta recomendações concretas para fortalecer a resiliência de Cabo Verde face às mudanças climáticas, abrangendo áreas críticas como a gestão sustentável da água, a transição para energias renováveis, a economia azul, o turismo sustentável e a mobilidade urbana”, frisou.
O tutelar pela pasta do Ambiente frisou ainda a importância de uma abordagem integrada que envolva a educação climática e a capacitação das populações mais vulneráveis.
Outro ponto destacado foi a necessidade de financiamento adequado para pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS, na sigla em inglês), como Cabo Verde.