O Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro para Integração Regional, Júlio Herbert, encontra-se no Egipto, a fim de representar Cabo Verde na II Sessão Ordinária do Comité Técnico Especializado da União Africana (UA) sobre Transportes, Infraestrutura Transcontinental e Inter-regional, Energia e Turismo (STC-TTIIET). O evento, que tem lugar na cidade do Cairo, vai discutir em dois formatos - uma sessão para especialistas e outra ministerial - o tema Desenvolvimento da infraestrutura SMART para impulsionar a transformação e integração continental da África.
O Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro para Integração Regional, Júlio Herbert, encontra-se no Egipto, a fim de representar Cabo Verde na II Sessão Ordinária do Comité Técnico Especializado da União Africana (UA) sobre Transportes, Infraestrutura Transcontinental e Inter-regional, Energia e Turismo (STC-TTIIET). O evento, que tem lugar na cidade do Cairo, vai discutir em dois formatos – uma sessão para especialistas e outra ministerial – o tema Desenvolvimento da infraestrutura SMART para impulsionar a transformação e integração continental da África.
Esta sessão é organizada pela Comissão da União Africana, através do Departamento de Infraestrutura e Energia, em colaboração com o Governo da República Árabe do Egipto, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) e a Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD) e concentrar-se-á nas ações acordadas e efetivamente organizadas e empreendidas nos vários Planos de Ação, tendo como principais objetivos, a avaliação dos progressos e atualização dos planos de ação adotados em março de 2017, em Lomé, Togo, assim como analisar os desafios futuros e chegar a consensos sobre os caminhos a seguir.
Entre os objetivos específicos destacam-se a criação de uma Organização Africana do Turismo e a adoção do Quadro Estratégico do Turismo Africano 2019-2028.
Este encontro reúne os ministros responsáveis pelos setores dos Transportes, Energia, Infraestrutura e Turismo e os directores e assessores que os acompanham, bem como especialistas das Instituições Especializadas da União Africana, Comunidades Económicas Regionais (RECs), Bancos Regionais de Desenvolvimento, Instituições Financeiras e organizações especializadas do continente africano, organizações internacionais e empresas publicas e privadas, totalizando mais de 500 dirigentes e profissionais de todo o nosso continente.
De acordo com o programa, a sessão ministerial do STC-TTIIET irá concentrar-se no desenvolvimento das infraestruturas de transportes e energia, bem como no do turismo, temas que se pretende analisar no âmbito das metas preconizadas na Agenda 2063 da União Africana.
O Comité Técnico Especializado (STC) é o órgão de decisão ministerial da União Africana para os sectores dos transportes, energia e turismo, bem como questões gerais de desenvolvimento de infraestruturas. Foi estabelecido com outros órgãos sectoriais semelhantes inicialmente como o Comité de Energia e Comunicações dos Transportes sob o Artigo 25 do Tratado da Comunidade Económica Africana (o Tratado de Abuja) adotado pela Assembleia da Organização da Unidade Africana (OAU) em 1994.
A sessão concluir-se-á com a adoção da Declaração de Cairo e Adoção dos vários Planos de Ação revistos e atualizados.