Promovida no âmbito do Programa Intercâmbio Juvenil, a XIIIª edição de Semana Nacional de Juventude será preenchida com várias actividades entre as quais destacam-se a instalação e criação de equipas de trabalho entre coordenadores e também visita às exposições "Arte Jovem" e "Feira de Informação Juvenil". O convívio promete muita animação e agitação dos jovens naquele concelho, onde pela primeira vez acolhe estas actividades.
De entre os participantes, os 16 jovens que estiveram presentes na mostra de jovens da CPLP, que ocorreu no passado mês de Março em Lisboa, também vão estar presente nesta edição de semana nacional de juventude.
Durante o intercâmbio entre jovens serão realizadas debates em volta de temas relacionados com a Saúde, o desporto, a cultura e actividades de promoção do associativismo juvenil, nas várias localidades do concelho do Tarrafal.
Para além do "workshop" sobre a juventude cabo-verdiana, "uma reflexão profunda sobre a política da juventude em Cabo Verde, de onde deverão sair as recomendações que pensamos incluir num estudo profundo que estamos a realizar sobre o sector da juventude que se pretende que seja o mais participativo possível", adianta a directora geral de Juventude.
Ainda de acordo com o programa, as actividades prolongam-se até quinta-feira, com realização de visita ao Campo de Concentração, Colonato de Chão bom, centro cultural do grupo "Pó di Terra", convívio com jovens da Vila do Mangui, actividades culturais e também plantação de árvores e pintura de moradias e espaços sociais.
O que não falta também neste convívio é o desporto que vai abranger várias modalidades, desde: torneio de futsal masculino e feminino, andebol, basketball, voleiball de praia e atletismo e no final das actividades os jovens vão desenvolver acções social como a pintura de uma habitação social e fazer a distribuição de donativos.
A responsável da realização destas actividades destaca a importância do encontro, como forma de dar a conhecer aos jovens as actividades realizadas por essas instituições para que depois possam recorrer a elas em caso de necessidade".
Recorda-se que desde 2004 a semana nacional de juventude vem sendo substituído pela festival de jovens, e só este ano vai ser retomado, devido a um consenso entre coordenadores responsáveis que resolveram dar seguimento a este intercâmbio juvenil.