Notícias

Jovens Futebolistas cabo-verdianos terão oportunidade de estágios nos Estados Unidos da América

Os jovens futebolistas cabo-verdianos terão a oportunidade de realizar estágios nas instalações da equipa New England Revolution, nos Estados Unidos da América, graças à assinatura de um protocolo de cooperação entre a organização e o Governo de Cabo Verde, através do pelouro do desporto, firmada durante a última visita do Primeiro-Ministro de Cabo Verde e do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, aquele país.

À margem desta visita, Carlos do Canto Monteiro afirmou que estão em negociações com a equipa New England Revolution para um protocolo que permitirá aos jovens futebolistas cabo-verdianos frequentarem estágios nas instalações da equipa nos Estados Unidos.

“Nós tivemos aqui dois encontros, um com o New England Revolution, que é um clube de futebol da região, onde já jogaram alguns cabo-verdianos. Estamos neste momento a negociar com eles um protocolo que vai ancorar no nosso programa Bolsa e Iniciação Desportiva, permitindo que jovens atletas cabo-verdianos possam realizar campos de treino nos Estados Unidos, tanto nas férias de Páscoa quanto nas férias de verão”, explicou o ministro.

O Ministro Carlos do Canto Monteiro durante sua presença na Bridgewater State University, testemunhou a partida entre a equipa Brockton FC, composta por jovens cabo-verdianos nos Estados Unidos, e uma equipa de Connecticut, na final de uma das fases da Liga Semi-Profissional de Nova Inglaterra.

Ainda nos EUA, o Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, anunciou que treinadores de várias modalidades e outros agentes desportivos cabo-verdianos terão a oportunidade de reforçar seus conhecimentos técnicos através de um novo programa em parceria com a Universidade de Massachusetts.

“Temos vários pontos em agenda com a Universidade de Massachusetts, não só através de protocolos, mas também para a formação de treinadores em várias modalidades, de acordo com o programa deles”, afirmou o ministro.

O mesmo avançou ainda que “muito em breve teremos um programa de curso que pode ser frequentado por agentes desportivos cabo-verdianos, inclusive online, na área de saúde mental no desporto, aproveitando que Cabo Verde declarou 2024 como o ano da saúde mental”.

O governante destacou a importância de ancorar várias facetas do desporto cabo-verdiano à investigação académica para promover um desenvolvimento sustentável. “Estamos a trabalhar com a Universidade de Massachusetts para integrar nosso desporto à investigação académica, permitindo-nos alcançar o desenvolvimento sustentável que tanto almejamos”, concluiu.