O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, desloca-se este sábado, 26 de Novembro, à Guiné-Bissau para uma visita oficial de cinco dias, com vista ao reforço das relações de cooperação e de amizade entre os dois países.
Nas terras guineenses, José Maria Neves manterá contactos político – diplomáticos e económicos visando parcerias, promover a internacionalização das empresas cabo-verdianas e as exportações, designadamente para o mercado da Comunidade Económica da África Ocidental, CEDEAO.
O Chefe do Governo cabo-verdiano vai, igualmente, analisar com o seu homólogo da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, o processo de paz naquele país e a cooperação bilateral entre os dois Estados, sobretudo, nos sectores de governação electrónica e da previdência social.
Da delegação chefiada pelo Primeiro-Ministro fazem parte, além de empresários e Câmaras do Comércio, vários responsáveis de instituições cabo-verdianas que desejam levar os seus serviços à Guine Bissau. O Instituto da Previdência Social que pretende alargar a sua experiência a nível de protecção social a profissionais liberais e agentes da economia informal e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, NOSI, que almeja expandir a sua plataforma de governação electrónica a toda a Costa Ocidental.
José Maria Neves será, também, recebido pelo Presidente da República da Guiné-bissau, Malam Bacai Sanha, pelo Presidente da Assembleia Nacional, Raimundo Pereira. O Primeiro – Ministro manterá encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país irmão, com o Representante do Secretario Geral das Nações Unidas e com os embaixadores acreditados na Guiné-bissau.
O Chefe do Governo regressa a Cabo Verde no próximo dia 30 do corrente.