Notícias

José Maria Neves presta homenagem a embaixadora dos EUA

Para o PM, o Centro de Segurança Marítima (um centro moderno e bem equipado) e da embarcação representam alguns dos ganhos "extraordinários" que Cabo Verde tem tido com essa cooperação com os Estados Unidos no capítulo da segurança.

Assim como mais este compacto que irá permitir reforçar os projectos de desenvolvimento em áreas como a água, o saneamento e a Educação Superior à distância, projectos esses cujas realizações muito se devem, à participação da ex-embaixadora daquele país em Cabo Verde.  

Neves realça ainda o envolvimento de Marriane Myles em projectos de consolidação da liberdade, democracia e direitos humanos em Cabo Verde, sendo exemplo a aprovação, há poucos dias, da lei que reconhece como crime público a violência com base no género.

Por seu lado Marriane Myles deixou palavras altamente elogiosas ao país que considera um modelo de democracia e boa governação em África. "Vou embora mas uma boa parte do meu coração fica em Cabo Verde", afirmou a diplomata que promete continuar a seguir e a apoiar Cabo Verde, ainda que de longe.

Pelo menos nos próximos dois anos Myles irá permanecer em Washington, capital norte-americana, no departamento do Estado. Para além dos ganhos já referidos, a diplomata aponta alguns projectos que considera importantes para os quais o seu contributo também foi fundamental.

É o caso de uma experiencia piloto, numa das escolas no Concelho de Santa Cruz, interior de Santiago, em matéria de energia em que foram instalados painéis solares para produção de luz e água aonde estes bens ainda não chegavam.

Myles, assim como José Maria Neves, considera que a cooperação entre os dois países vem se desenvolvendo cada vez mais. Aponta como exemplo disso o aumento do número dos voluntários do Corpo da Paz que trabalham na educação aqui nas ilhas, para além de um projecto desportivo que a sua embaixada está a desenvolver.

Trata-se de um projecto em Basquetebol para as camadas de formação e que deverá acontecer nos próximos tempos. A embaixadora anuncia ainda que em Agosto deverão ser escolhidos três jovens líderes comunitários para participarem de um encontro ao nível dos jovens africanos, com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.