O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, efectua, nesta terça-feira, uma visita de trabalho à ilha da Boa Vista, a fim de presidir a inauguração do sistema de abastecimento de água de João Galego, bem como de diques de retenção de água. José Maria Neves faz-se acompanhar pela Ministra Desenvolvimento Rural, Eva Ortet.
A anteceder à inauguração, que acontece às 10:00 horas, de quarta-feira, o Chefe do Governo visita, às 9:30, as obras em curso nas localidades de Campo da Serra e de António Morais realizadas no quadro do Programa de Infraestruturação do Sector Agrícola para a Mobilização de Aguas e financiadas no quadro da Linha de Credito Português, no valor de 336 mil contos, aproximadamente.
Às 15:00 horas, José Maria Neves estará na Zona de Povoação Velha, onde terá oportunidade de constatar o andamento das obras de expansão de área agrícola.
No âmbito deste projeto de mobilização de água, estão actualmente em construção oito barragens em algumas ilhas mais agrícolas tais como Santiago, Santo Antão e São Nicolau, além de três dezenas de diques de grande porte nas ilhas de Boa Vista e Maio. A construção dessas infra-estruturas garantiu um emprego médio diário a 62 trabalhadores.
Com a conclusão destas infraestruturas perspetiva-se a mobilização de até 75 milhões de metros cúbicos de água por ano para a agricultura e pecuária, num horizonte até 2015, com grande impacto no crescimento destes dois sectores.
No final da tarde de quarta-feira, o Primeiro-Ministro preside o acto de inauguração do Complexo Turístico Vila Cabral I e Vila Cabral II em Sal Rei.