"É uma grande honra ser distinguido por uma prestigiada universidade brasileira com o título Honoris Causa. É um sentimento de orgulho porque é um reconhecimento do trabalho feito na Chefia do Governo nos últimos anos em Cabo Verde", diz o PM.
E salienta que o título é mais um testemunho "de toda a projecção de Cabo Verde, o reconhecimento do país enquanto uma experiência de sucesso". O facto de ser uma universidade brasileira a fazer esse reconhecimento tem para Neves um "sabor especial" já que é o país onde fez a sua formação, lembrando que o PM se formou em Administração Pública pela Universidade Getúlio Vargas.
"O Brasil é quase que uma segunda pátria, lá passei anos decisivos da minha vida, fiz a minha formação e ser destacado por uma universidade brasileira é algo que me satisfaz e me enche de alegria", frisa José Maria Neves.
O Chefe do Governo deverá, assim, deslocar-se brevemente ao Brasil para receber a sua homenagem.
Neste último sábado, Neves resume a sua visita de trabalho com uma deslocação, ainda esta manhã, ao Concelho do Seixal onde decorreram as várias actividades em alusão ao dia 5 de Julho, que este ano PM comemorou com a Comunidade em Portugal.