O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, enviou esta segunda-feira, 21 de Outubro, uma carta de felicitações ao Primeiro-Ministro Jean Claude Juncker, reeleito ao cargo nas eleições de Domingo passado. Felicitações “calorosas” e extensíveis ao partido vitorioso de Juncker, o CSV, realça Neves na sua missiva.
Na mesma carta, o Chefe do Executivo cabo-verdiano aproveita para reiterar a sua “vontade” e “empenho” pessoal, bem como do Governo que representa “em continuar a aprofundar e fortalecer as relações que unem os nossos dois países, tanto a nível bilateral como multilateral, designadamente no quadro das Nações Unidas e da Parceria Especial com a União Europeia”, reforça.
Recorda-se que Cabo Verde e Luxemburgo mantêm uma história com pelo menos duas dezenas de anos de cooperação intensa, destacando-se aquele grão-ducado como um dos mais importantes parceiros das Ilhas, tendo até esta financiado vários projectos importantes em vários municípios do país, sobretudo em matéria de infra-estruturação, da educação, da água e do ambiente.
O último acordo de cooperação assinado entre os dois países, o Programa Indicativo de
Cooperação (PIC) para o período 2011-2014, como se nota, está ainda em vigor e envolve um pacote financeiro de cerca de 60 milhões de euros, tendo sido acordado aquando de uma visita de José Maria Neves ao Luxemburgo em 2010 e cuja assinatura se deu em Julho de 2011, aquando da visita da Ministra da Cooperação e Acção
Humanitária do Luxemburgo, na altura, Marie-Josée Jacobs. A formação profissional, o ensino superior e a investigação, água e saneamento, bem como ajuda alimentar são algumas das áreas inseridas neste pacote.