Notícias

José Maria Neves e Maria de Jesus Miranda assumem novas pastas no Governo

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, e a ex-Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Maria de Jesus Mascarenhas, foram empossados no início desta tarde, pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, como o novo Ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima e Ministra-adjunta do Ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, respectivamente.

Logo após o empossamento, José Maria Neves afirmou a sua confiança em como, nos cinco meses que ainda restam à actual governação, ainda vai a tempo de mostrar serviço no que tange à nova pasta que agora assume, com novos projectos e sem contar com outros em andamento e que deverão continuar para além deste mandato, caso, por exemplo do novo terminal e ampliação do aeroporto internacional da Praia-Nélson Mandela e cujo prazo de conclusão é de dois anos a esta parte, assim como várias estradas de penetração e duas barragens ainda em construção.

Sem contar que “existem programas de reformas em curso e em diferentes sectores”, como os transportes, daí que os meses que ainda restam desta governação serão “suficientes” para se conseguir, ainda, apresentar “muita coisa em termos de resultados”, afiança.

O Primeiro-Ministro não tem dúvidas de que, com o auxílio da nova Ministra-adjunta, Maria de Jesus Mascarenhas, será perfeitamente capaz de dar conta das responsabilidades acrescidas, sendo que passa a acumular cinco pastas, lembrando que Neves é também Ministro da Reforma do Estado.

O Governo, frisou o Chefe do Executivo, “trabalha em equipa”, daí que não haverá nenhum problema em dar continuidade ao trabalho até este liderado pela anterior Ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes.  

Quanto as pastas assumidas por ele e pela ex-secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Maria de Jesus Miranda, José Maria Neves afirmou que o Governo trabalha em equipa e que conseguirá “dar conta” de diferentes dossiês que estão pendentes no Ministério das Infra-estruturas e Economia Marítima.

Por outro lado, José Maria Neves garantiu que até ao final da legislatura haverá novas obras, tendo em conta que “existem programas de reformas em curso e em diferentes sectores”, designadamente no sector dos transportes e esses meses que faltam “são suficientes” para se conseguir, ainda, apresentar “muita coisa em termos de resultados”.

Perante a insistência dos órgãos de imprensa presentes no ato, o Chefe do Executivo volta a frisar que a saída de Sara Lopes do Governo nada tem a ver com as especulações a circular na imprensa e nas redes sociais e que se deveu ao pedido da mesma de exoneração do cargo “por razões pessoais. Mais uma vez, José Maria Neves garante que há um ano que a ex-ministra vinha a pedir o seu afastamento do Governo e que só não aconteceu antes por insistência do próprio José Maria Neves até este momento (ver texto: Sara Lopes deixa Governo, PM assume pasta das infra-estruturas e economia marítima)

Maria de Jesus Mascarenhas, por sua vez assumiu a vontade e determinação com este novo desafio, afirmando estar à disposição do Governo e do novo Ministro das Infra-estruturas, para em estreita colaboração, dar continuidade ao bom trabalho que vinha sendo feito por Sara Lopes.

De referir que, como é da praxe, todo o elenco governamental esteve presente na cerimónia de tomada de posse, incluindo a ex-ministra Sara Lopes.