Notícias

José Maria Neves é Doutor Honoris Causa

Agora é oficial, o Chefe do Executivo cabo-verdiano foi escolhido pela gestão da Universidade de Rhode Island (URI) para receber a mais alta distinção atribuída pela referida Instituição de Ensino Superior. 

Esta homenagem é o reconhecimento do esforço realizado pelo actual Governo, em prol de uma educação superior de qualidade nas ilhas, com a edificação do projecto da Universidade de Cabo Verde, em que José Maria Neves tem-se distinguido como um dos principais protagonistas.

Aliás, como refere a publicação no site da URI, Neves tem sido o grande dinamizador de parcerias importantes da Uni-CV com algumas prestigiadas instituições de ensino superior, nomeadamente a própria URI, que é uma das grandes parceiras da Universidade Pública Cabo-verdiana.

Recorda-se que foi no ano passado que José Maria Neves visitou a URI, onde pôde discutir e alinhavar, com a administração da mesma, os eixos desta parceria com a Uni-CV. Já na altura, Neves teve a oportunidade de proferir uma Aula Magna, sobre a Democracia em África, tendo como pano de fundo o processo democrático cabo-verdiano.

O Primeiro-Ministro foi então muito elogiado pelo corpo Docente e pelos alunos da escola, que constantemente se referiram ao governante como um "dos grandes líderes africanos" da actualidade e um exemplo para outros líderes mundiais.

Aliás, a referida distinção é um prémio à Boa Governação do actual executivo cabo-verdiano, facto comprovado e reconhecido, não só por essa, mas por outras instituições internacionais e países. É o caso do FMI que exalta, no seu último relatório deste mês de Abril, as boas medidas e a política acertada deste Governo para fazer de face à grave crise que afecta os maiores países do mundo e que tem permitido a Cabo Verde aguentar, com razoável desempenho, os choques externos.

Graças ao desempenho do Governo de José Maria Neves e à sua política macroeconómica, Cabo Verde não só conseguiu reforçar as suas defesas e reduzir a sua vulnerabilidade, estando a aguentar bem, pelo menos até agora, a pressão dos choques externos, como granjeou prestígio e credibilidade internacionais.