A Escola Manuel Lopes, "é uma escola que está a funcionar muito bem, muito atractiva, muito bem conservada, e queria dar os parabéns aos professores e alunos desta escola, toda a comunidade educativa, porque é uma escola líder em termos de organização, em termos de conservação e de realização de um conjunto de actividades para transformar os alunos em cidadãos", afirmou.
Durante a sua visita às instalações do liceu de Calabaceira, José Maria Neves ainda teve a oportunidade de trocar experiências com os alunos do segundo e terceiro ciclo da escola, na já habitual Aula Magna, versando o tema "Um Cabo Verde de Oportunidades para os jovens".
Desta feita, como já havia feito, por exemplo, na Escola Secundária de Achada São Filipe, José Maria Neves deixou que fossem os alunos a iniciarem o certame com suas questões.
E, como não poderia deixar de ser, estes quiseram saber sobre as oportunidades de emprego e as políticas de emprego que o Governo vem realizando. Neves que já foi Docente, exibiu a sua grande capacidade pedagógica, respondendo com paciência a todas as questões postas.
Sobre isso, o Chefe do Executivo enumerou várias iniciativas no sentido de criar essas "novas oportunidades", tais quais a construção de novos liceus, o arranque de novas escolas e centros de formação profissional, a edificação da Universidade de Cabo Verde, e todas as iniciativas para a criação de novas empresas e mais postos de trabalho.
"Os investimentos externos que estão a ser realizados em Cabo Verde, mais hotéis, mais empresas, mais fábricas, são oportunidades que estão a ser criadas para os cabo-verdianos", afirma.
Oportunidades essas que são criadas pelos pesados investimentos na melhoria das condições infraestruturais, estradas, portos, aeroportos, hospitais, escolas de formação, etc., mas também "pelas empresas, pelas famílias e pelas pessoas", aponta.
Cabe aos jovens trabalharem com afinco e investirem na sua educação para aproveitarem melhor essas oportunidades que lhe são criadas, avisa. A questão do desemprego, por exemplo, só se resolverá "com mais crescimento e mais desenvolvimento de Cabo Verde.
Hoje de manhã, o Primeiro Ministro também se reuniu com uma Delegação de Juízes do Tribunal da CEDEAO, para discutir questões, certamente, ligadas ao funcionamento daquela organização regional africana e a participação de Cabo Verde nesta aliança.