O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, chefia uma delegação cabo-verdiana que irá representar o Governo de Cabo Verde, na 40.ª Sessão da Assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, sigla em inglês) que decorre em Montreal (Canadá), de 24 de setembro a 4 de outubro do corrente ano, evento trienal que reúne todos os países membros desta Organização especializada das Nações Unidas.
O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, chefia uma delegação cabo-verdiana que irá representar o Governo de Cabo Verde, na 40.ª Sessão da Assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, sigla em inglês) que decorre em Montreal (Canadá), de 24 de setembro a 4 de outubro do corrente ano, evento trienal que reúne todos os países membros desta Organização especializada das Nações Unidas.
Mais de mil delegados, incluindo Ministros, diplomatas e altos responsáveis da Indústria aeronáutica, dos transportes aéreos e infraestruturas, bem como representantes das finanças, da economia e do turismo, fazem-se presentes em representação dos 191 estados-membros do ICAO.
Até o dia 4 de outubro, os participantes à 40.ª Sessão da Assembleia da ICAO irão debruçar-se sobre inúmeras questões relacionadas com a aviação civil, nomeadamente na forma como os Estados-membros e os agentes aeronáuticos irão gerir a problemática do ruído das aeronaves e a qualidade do ar e local, a aviação internacional e as alterações climáticas; o plano de compensação e redução de carbono para a aviação internacional (CORSIA).
Cabo Verde em posição de destaque
Com a realização, em março último, na ilha do Sal, da I Conferência Ministerial sobre o Turismo e Transportes Aéreos em África (ICMTATA), Cabo Verde vai estar em posição de destaque na 40º Sessão da Assembleia Geral da ICAO, enquanto País anfitrião a organizar e a realizar este importante evento que reuniu 37 países de todo o continente na qual se debruçou sobre a facilitação de vistos dos países africanos e a adesão plena ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África.
Aliás, Cabo Verde, durante a ICMTTA, saiu com nota positiva, tendo em conta que o País foi pioneiro na aviação e tem dado exemplos a vários países africanos, dada a instalação da FIR na ilha do Sal e da sua zona de controlo aéreo, bem como tem apostado fortemente nas novas tecnologias aeroportuários e fomentar o mercado único africano.
José Gonçalves intervém na AG no dia 25
O Ministro José da Silva Gonçalves irá usar da palavra para comunicar a Assembleia Geral da ICAO, dos avanços conseguidos pelo país durante os últimos três anos, a nível de aviação civil (Safety, Security, Transporte Aéreo e questões ambientais) e outros ganhos do sistema de aviação civil nacional, nomeadamente ao sistema de supervisão existente em Cabo Verde, auditorias USOAP-CMA (última ICVM Jun/2018), USAP-CMA (auditoria de Março/2019), e os resultados do país nomeadamente na ICVM, com a elevação da implementação efetiva (EI) em quase 15%, passando o Estado de Cabo Verde a estar no top 5 a nível africano.
De notar que Cabo Verde deu um importante passo para o início da implementação do plano de negócios para 2018-2020, da empresa que administra e de momento faz a gestão dos aeroportos, ASA – Aeroporto e Segurança Aérea, num momento de grandes mudanças no sector dos transportes aéreos em Cabo Verde.
Encontros bilaterais
A nível bilateral, José Gonçalves terá encontros particulares com o Presidente do Conselho da ICAO e com os ministros dos transportes e de turismo de vários países presentes na Assembleia Geral com os quais o nosso país mantém ou procura relações de cooperação.
Na qualidade de líder da implementação da Declaração e Plano de Ação de Santa Maria o Ministro vai liderar encontros de trabalho com alguns potenciais financiadores da implementação da Declaração do Sal juntamente com a Nigéria, país que preside o Grupo Africano na ICAO.
No regresso de Canada, o Ministro Gonçalves será orador e presidirá a Sessão Plenária 2 – Cabo Verde, o novo destino turístico da CVIF em Boston, EUA.
A ICAO
A ICAO é uma agência especializada das Nações Unidas, criada em 1947.
Tem como objectivos desenvolver os princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.
Desenvolve igualmente um trabalho no campo da assistência técnica, procurando organizar e dar maior eficiência aos serviços de infraestrutura aeronáutica nos países em desenvolvimento. Essa assistência é prestada por meio de equipas de especialistas, enviados aos diversos países para organizar e orientar a operação dos serviços técnicos indispensáveis à aviação civil e de bolsas de estudo para cursos de especialização.