Notícias

José Gonçalves presidirá IV reunião da Comissão da BAGAIA – Agência de Investigação de Acidentes

O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, preside, terça-feira, 29 de outubro, às 09h. na sala de conferência do Hotel Trópico, na Praia, a cerimónia de abertura da IV Reunião da Comissão da BAGAIA - Agência de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Grupo de Acordo de Banjul (BAG).

O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, preside, terça-feira, 29 de outubro, às 09h. na sala de conferência do Hotel Trópico, na Praia, a cerimónia de abertura da IV Reunião da Comissão da BAGAIA – Agência de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Grupo de Acordo de Banjul (BAG).

O evento, que conta com a presença de várias instituições e principais Stakeholder dos setores dos transportes – Aéreos e Marítimos – nacionais e internacionais, é uma iniciativa do Ministério do Turismo e Transportes, através do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos – IPIAAM, reúne todos Estados membros do BAG incluindo Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Guiné Conacri, Libéria, Nigéria e Serra Leoa.

A IV reunião da Comissão da BAGAIA, vem responder, assim, a recomendação 4/5 do encontro do AFI RAN (Reunião de Navegação Aérea, Região Africana) realizado em Durban, South Africa, de 24 a 29 de novembro de 2008, tendo em conta  a necessidade de criação de Agências Regionais para Investigação de Acidentes, bem como o desenvolvimento e o reforço da Segurança Regional, de modo que os Estados membros possam cumprir os requisitos internacionais em matéria de Investigação de Acidentes, através de ações de colaboração e de partilha de recursos.

Os Estados Membros do BAG, por forma a cumprirem com a decisão do Conselho da ICAO (C-DEC 185/6), que institui o AFI Comprehensive Implementation Programme (ACIP), deliberaram, na sua 10ª Sessão Plenária, pelo estabelecimento da Banjul Accord Group Accident Investigation Agency (BAGAIA – Agência de Investigação de Acidentes).

A BAGAIA é um organismo independente do BAG e responsável por desenvolver a cooperação dos Estados membros na área de investigação de acidentes e de incidentes graves. Foi criado para, nomeadamente, garantir, de acordo com o Plano de Segurança Operacional Global da Aviação Civil, o estabelecimento de um órgão de investigação de acidente de aeronave adequadamente financiado, profissionalmente habilitado, independente e imparcial, dentro da sub-região.