Notícias

José Gonçalves encerra IV Reunião da BAGAIA -As matérias de prevenção e investigação de acidentes na Aviação Civil exigem constantes consultas e dialogo

Terminou nesta sexta-feira a IV Reunião da BAGAIA-Agência de investigação, depois de três dias de acalorado debate em torno de segurança dos transportes aéreos. O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, considerou, no seu discurso de encerramento, que as matérias de prevenção e investigação de acidentes na Aviação Civil exigem constantes consultas e dialogo "por forma a cumprir cabalmente com o nosso desígnio de construir os Estados Membros do BAG (Banjul Accord Group".

Terminou nesta sexta-feira a IV Reunião da BAGAIA-Agência de investigação, depois de três dias de acalorado debate em torno de segurança dos transportes aéreos. O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, considerou, no seu discurso de encerramento, que as matérias de prevenção e investigação de acidentes na Aviação Civil exigem constantes consultas e dialogo “por forma a cumprir cabalmente com o nosso desígnio de construir os Estados Membros do BAG (Banjul Accord Group”.

José Gonçalves registou com particular satisfação o cumprimento da maioria das recomendações e objetivos traçados na 3ª reunião da BAGAIA, ocorrida em Banjul, Gâmbia, em novembro de 2018, alinhados com os objetivos gerais da Instituição, e com reflexo no aumento de segurança aeronáutica nos Estados Membros do BAG.

“As reflexões desta reunião sobretudo nas temáticas aqui discutidas estão certamente vinculadas às mais diversas exposições e debates que giraram em torno das várias convenções internacionais, alinhados sempre com os objetivos definidos pela ICAO e consubstanciados na própria estratégia de desenvolvimento da Aviação Civil, um assunto de muita atualidade e relevância no mundo de hoje, que desafiam a nossa capacidade criativa e de articulação entre as nossas nações”, sustentou.

O Ministro acredita que há um ambiente propício para a promoção de mudanças que podem fazer a diferença na luta a favor da segurança nos países da nossa sub-região, sublinhando que a boa vontade internacional e as normas existentes estão a favor e, por isso, há a necessidade de criação de parcerias entre os Estados e as instituições para a segurança na região.

Em relação à IV Reunião da BAGAIA, considerou que foram dados passos importantes na implementação de decisões e medidas para o fortalecimento da cooperação e parcerias entre os Estados-membros.

“O Governo de Cabo Verde, ciente da importância que a BAGAIA desempenha a nível dos países da nossa sub-região, tem feito um enorme esforço para a implementação cabal da agência no país”, reafirmou José Gonçalves para quem já estão sendo criadas as condições físicas necessárias para albergar o novo comissário da BAGAIA , que tomou posse nesta IV Reunião da BAGAIA.

O Governante acrescentou ainda que o Governo da República contínua consciente do seu papel na estratégia dos transportes aéreos na região e tudo vai fazer para que a sua posição esteja de acordo com os objetivos maiores da BAGAIA e dos estados-membros.

Para concluir, José Gonçalves reafirmou o genuíno propósito do Executivo cabo-verdiano em continuar a impulsionar uma dinâmica empreendedora em prol da segurança no sector aéreo na nossa sub-região.