Notícias

José Arlindo Barreto empossado como novo Reitor da Universidade de Cabo Verde

O sistema de ensino e universitário têm um papel fulcral nos processos de transformação”, defende o Primeiro Ministro, avançando que “o desenvolvimento do capital humano é o motor do trabalho, da produtividade, da inovação, da investigação, da ciência, do empreendedorismo, da quebra do ciclo vicioso da pobreza que se transmite de pais para filhos, da elevação social e da criação de oportunidades”.

O Professor José Arlindo Barreto é a partir de hoje, o novo Reitor da Universidade de Cabo Verde. A cerimónia de empossamento dele e da sua equipa reitoral aconteceu esta tarde, na cidade da Praia, e foi presida pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva que na ocasião manifestou toda a disponibilidade do Governo “para uma boa parceria em prol do desenvolvimento do ensino superior, em tempos de mudanças e de muitas incertezas, mas de reforçadas ambições.

“O sistema de ensino e universitário têm um papel fulcral nos processos de transformação”, defende o Primeiro Ministro, avançando que “o desenvolvimento do capital humano é o motor do trabalho, da produtividade, da inovação, da investigação, da ciência, do empreendedorismo, da quebra do ciclo vicioso da pobreza que se transmite de pais para filhos, da elevação social e da criação de oportunidades”.

Do lado do Governo, acrescenta, “temos em desenvolvimento o Programa de Reforma do Sistema de Ensino Superior e Ciência, visando a sustentabilidade institucional e científica das universidades, numa perspetiva de maior resiliência das instituições de ensino superior e de maior relevância do sistema de formação do capital humano”, assim como “contemplará reajustamentos da carreira docente e do investigador, através da adoção de novos estatutos, mais adequados à especialização das funções de docência e de investigação”.

“Também, temos que alocar mais recursos à investigação e desenvolvimento”, concluiu o Chefe do Executivo.

O Professor José Arlindo Barreto é licenciado em Didáctica do Francês Língua Estrangeira (FLE) pela Universidade de Poitiers (França), Mestre em Discurso Poder e Sociedade nos Países de Línguas Românicas, pela Universidade de Rennes 2, (França), e é Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade de Franche-Comté (França). Foi eleito como Reitor da Universidade de Cabo Verde, a 19 de janeiro do corrente, com 61,10% dos votos.