Jorge Santos esclareceu sobre questões pertinentes, como o processo alfandegário, sobre o novo modelo de despacho a ser brevemente implementado e que trará imensas vantagens para os utentes, os benefícios fiscais de que gozam os investidores da Diáspora cabo-verdiana.
O Ministro Jorge Santos, reuniu-se na sexta-feira, 20, com a Comunidade Cabo-verdiana de Massachusetts, para informar sobre a nova centralidade que o Governo de Cabo Verde atribui à sua Diáspora, assim como as políticas públicas em forja que irão trazer uma nova dinâmica nas relações com os nosso emigrantes espalhados pelo mundo.
A inauguração de uma nova forma de relacionamento com a nossa Diáspora, baseada numa conectividade funcional é prioridade para o novo Ministério das Comunidades, frisou Jorge Santos.
Quem esteve no encontro foi igualmente informado sobre os projetos inseridos no Plano Estratégico do Ministério das Comunidades, elaborados com subsídios recolhidos junto da nossa Diáspora ao longo de um ano de existência do Ministério.
Jorge Santos esclareceu sobre questões pertinentes, como o processo alfandegário, sobre o novo modelo de despacho a ser brevemente implementado e que trará imensas vantagens para os utentes, os benefícios fiscais de que gozam os investidores da Diáspora cabo-verdiana. Informou ainda sobre a retoma da Cabo Verde Airlines, com ligações para os EUA, África e Europa, previstas para breve. Realçou a importância das remessas financeiras, cruciais para o desenvolvimento económico, social, científico e cultural de Cabo Verde.
Fizeram o uso da palavra no encontro, o Cônsul Geral, o Embaixador de Cabo Verde e os Deputados da Nação, do MpD e do PAICV, presentes no encontro. Seguiu-se um momento de debate, muito participado, sobre questões diversas que preocupam a Comunidade residente nos EUA, devidamente respondidas pelo Ministro.
Já ontem, sábado, Jorge Santos visitou as empresas Atlantic Shipping e a Trade Shipping, de transporte marítimo e exportação de produtos, respetivamente, com o intuito de conhecer a dinâmica e as perspetivas de crescimento e projetos das referidas empresas, propriedades de Cabo-verdianos.
Na ocasião, o Ministro manifestou a sua satisfação pelo relevante serviço prestado a Cabo Verde e aos Cabo-verdianos, no País e nos EUA, e aproveitou a oportunidade para informar aos sócio-gerentes dessas empresas sobre o novo modelo alfandegário, moderno e digitalizado, eficiente, menos burocrático e menos oneroso, prestes a ser implementado, e que facilitará a vida dos utentes.
Manifestou a disponibilidade para colaborar com as empresas, nos limites das suas possibilidades como governante, na busca de soluções sustentáveis no interesse dos utentes.
Os responsáveis das duas empresas reforçaram a importância das encomendas para os Cabo-verdianos e manifestaram a sua satisfação pela ilustre e útil visita do Ministro das Comunidades, que esteve acompanhado pelo Embaixador de Cabo Verde, do Cônsul Geral e pela Deputada Nacional para a América, do MpD, Fátima Wright.