Nesta quinta-feira, o Primeiro Ministro estará presente no Fórum das Autoridades Locais da CPLP que decorre em Lisboa, e a antecipar este certame, Neves realçou a importância das autoridades locais "para a consolidação do Estado de Direito Democrático e para o desenvolvimento dos nossos países".
No caso de Portugal e Cabo Verde, esta afirmação é ainda mais verdadeira, visto que, entende, essas relações intermunicipais têm de facto contribuído para um poder local mais forte e que tem dado um contributo fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos.
Nesta óptica, o Chefe do Governo espera que o referido Fórum ajude a fomentar as relações cada vez mais intensas e estreitas entre as edilidades dos países da CPLP. Sobre o Fórum de hoje, diz, "é um importante espaço de troca de experiências e de cooperação entre os municípios da CPLP".
O segundo dia da visita, a Portugal, de José Maria Neves começou bem cedo com entrevistas à Rádio Difusão Portuguesa em África (RDP-África), também, ao Diário de Noticiais. Ainda antes do almoço, o Chefe do Governo de Cabo Verde encontrar-se-á com o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
Logo à noite deverá participar de uma noite cultural com o cantor cabo-verdiano Tito Paris e a orquestra Sinfónica de Lisboa, um evento para angariação de apoios para a candidatura da Cidade Velha a Património Mundial.