A Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, preside o acto de abertura do “Seminário sobre o Reforço da Governação Tripartida dos Sistemas de Segurança Social”. O evento vai ser realizado nos próximos dias 10 e 11 de Novembro, a partir das 09H00, no Auditório do Hotel Praia Mar, Cidade da Praia.
Ao longo do tempo, a ideia da segurança social como um direito humano básico ganhou ampla aceitação e tem sido, progressivamente, desenvolvida em muitos outros Fóruns e Convenções. A segurança social é, portanto, um direito fundamental e um instrumento-chave para promover a coesão social, melhorar a produtividade e promover e sustentar o crescimento económico.
Para atingir estes objectivos, os regimes de segurança social devem ter bases actuariais, financeiras e sociais.
Estudos actuariais e financeiros bem-feitos constituem um instrumento chave de governança, fundamental para garantir que os benefícios são pagos não só no curto prazo, mas também no médio e longo prazo.
Neste sentido, e no quadro da iniciativa “Produto Global: Reforço à governação tripartida dos sistemas de segurança social“, o Governo de Cabo Verde, em parceria com outras entidades, vai realizar o referido Seminário com o objectivo de partilhar e discutir com os constituintes tripartidos que lidam com as questões de segurança social e protecção social os mais recentes desenvolvimentos nestas áreas.
Durante o encontro serão discutidos vários temas relacionados a estas áreas como sejam, de entre outros, “Segurança Social e protecção social em Cabo Verde: desafios e oportunidades”; “Protecção social no âmbito da Declaração da OIT sobre justiça social e uma globalização justa: o piso de protecção social”; “Segurança social e protecção social na Agenda do Trabalho Digno.