Cabo Verde é o país anfitrião e coorganizador da 4ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL), a realizar-se entre Outubro e Novembro de 2017. Trata-se de um evento bianual e que tem o como o propósito promover o diálogo global sobre o Desenvolvimento Económico Local (DEL), através da partilha de experiências, reforçar alianças entre as partes envolvidas, promover a cooperação a nível nacional e estimular políticas de DEL para a implementação das metas de desenvolvimento sustentável a nível local.
A realização deste evento de dimensão mundial em Cabo Verde terá impactos, quer do ponto de vista estratégico, quer económico. Além de a integrar o Comité Executivo do evento, onde passa a ter vez e voz no debate global sobre as questões do desenvolvimento local e territorial, será também uma oportunidade para mobilizar e estreitar relações de parcerias a favor de iniciativas de desenvolvimento económico a nível regional, nacional e local, visando os ODS. Será ainda mais ocasião para dar a conhecer ao mundo e reforçar, ainda mais, as vantagens competitivas no que concerne à localização estratégica, à boa governação, paz e estabilidade social e política cabo-verdiana. O país ganhará experiência, reforçará capacidade e marcará posição no mapa enquanto centro logístico para eventos internacionais.
Do ponto de vista socioeconómico a realização do fórum terá impacto positivo para as famílias e para a economia, na medida em que irá demandar todos os operadores e praticamente todos os setores económicos, das micro às grandes empresas. Entretanto para que o evento tenha resultados esperados, implica-se o envolvimento e a parceira de todos os setores a nível Central, dos Municípios, do Setor Privado, Organizações da Sociedade Civil (em Cabo Verde e na diáspora), bem como dos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.
Recorda-se que Cabo Verde marcou presença em todas as edições deste fórum, que aconteceu pela primeira vez em 2011, com representantes do Governo e dos Municípios, sendo que nas duas primeiras edições (2011 e 2013) participou apenas como observador. Já na 3ª edição foi convidado a dar a sua contribuição para o debate e apresentar sua experiência sobre Políticas Inovadoras para a Promoção da Competitividade Regional. Na sequência desta sua participação e perante a abertura do Comité Executivo em trazer o evento, pela primeira vez para a África, o Governo de Cabo Verde apresentou, formalmente, em Novembro de 2015, através da Representação do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, o interesse do país em acolher a 4ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local.
De referir que trazer o Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local para a África é uma oportunidade para debater mais sobre as políticas e as iniciativas de desenvolvimento promovidas nos países africanos, em linha com a Agenda 2063 e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, e enriquecer a visão compartilhada sobre o DEL com a experiência e perspetiva africanas.
O primeiro Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local aconteceu em Outubro de 2011, em Sevilha, Espanha, sob o lema “Território, Economia e Governança Loca l: novos olhares para tempos de mudanças”, reunindo cerca de 1.300 participantes de 47 países. Ao todo, as três edições já realizadas (em Espanha, Brasil e Itália) mobilizaram, em média, cerca de 2.400 (dois mil e quatrocentos) participantes, provenientes dos quatro cantos do mundo.
A Comissão Organizadora do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local
Em finais de Maio 2016, uma Delegação do Comité Executivo do Fórum, sedeado em Bruxelas, realizou uma missão preparatória a Cabo Verde, tendo-se reunido com o Governo e com representantes dos Municípios (ANMCV), Organizações da Sociedade Civil e do Setor Privado Cabo-Verdiano.
Em Junho de 2016, através da Resolução n.º 54/2016, de 03 de junho, o Governo de Cabo Verde criou a Comissão Organizadora do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local com competência de supervisionar e coordenar a conceção, a organização, a logística e a realização do IV Fórum em Cabo Verde.
A Comissão reuniu-se no dia 26 de julho, na primeira reunião onde, para além da apresentação da sua presidente da foi priorizada a aprovação do regimento de funcionamento desta Comissão organizadora, bem como a constituição do Secretariado Executivo, que será o braço operacional para a organização do referido fórum e, ainda refletiu-se sobre a data e o local da organização do evento.
A Comissão Organizadora do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local integra, além da representante do gabinete do Primeiro-Ministro, a presidente; responsáveis pela área das Finanças, dos Negócios Estrangeiros; da Economia e Emprego; bem como da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV); do Conselho Superior das Câmaras de Comércio; da Câmara do Turismo de Cabo Verde; do Fórum da Economia Social e Solidária Local de Cabo Verde (FESDEL-CV) e da Plataforma das Organizações Não Governamentais (ONG’s).
A Comissão Organizadora vai liderar todo o processo de realização do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, em 2017, inclusive garantir que o Governo de Cabo Verde cumpra com o seu papel, enquanto anfitrião do evento e que tem de entre outras responsabilidades liderar as questões logísticas; promover a identidade visual e a divulgação do Fórum; assim como mobilizar todos os intervenientes nacionais e internacionais relevantes que podem contribuir para o processo do evento, facilitar e organizar outras.