O Primeiro-ministro de Cabo Verde esteve reunido esta noite de segunda-feira, 11, com o Primeiro-ministro Benjamim Netanyahu, com quem manteve um jantar “agradável e bastante produtiva”.
“Reforçamos o interesse de Cabo Verde em ter boas relações com Israel, diplomáticas, económicas, e de cooperação para o desenvolvimento. É isso que nós iremos concretizar nos próximos tempos”, sublinhou Ulisses Correia e Silva.
De frisar que o Primeiro-ministro de Cabo Verde realiza visita a Israel com uma agenda muito pragmática e focada na Água/Agricultura, Segurança, Tecnologia e Inovação, Energias Renováveis, Turismo, empreendedorismo/ PME/Start-Up, visando estabelecer laços de cooperação técnico-institucional e económico-empresarial estreitos e regulares, estribados numa solida amizade e confiança política.
Esta terça-feira, Ulisses Coreia e Silva será recebido em visita de cortesia pelo Presidente Reuven Rivlin.
As relações entre Cabo Verde e Israel ganharam novo impulso ultimamente, tendo uma missão israelita visitado Cabo Verde, em novembro passado, para participar nas atividades de inauguração de cemitérios Judaicos em Ponta do Sol e Penha de França, na ilha de Santo Antão, da mesma forma, que em dezembro de 2016, o Ministro do Ambiente e Agricultura representou o Governo de Cabo Verde, em Tel Aviv, na Iª Conferência Ministerial Israel-CEDEAO, o Embaixador Carlos Veiga apresentou as suas Cartas Credenciais em dezembro 18, e o Embaixador israelita, Roi Rosenbilt, também o fez na quinta-feira, 7 de março do corrente, sendo que, em fevereiro último, o Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima também se deslocou a Israel.