O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, acredita que o novo Conselho de Administração dos Correios de Cabo Verde, empossado na sexta-feira (18), irá cumprir com os novos desafios que se lhes apresenta, sublinhando também ser um passo importante para a criação de um quadro institucional e adequado nas relações com os trabalhadores dos Correios.
José da Silva Gonçalves que falava na cerimónia da tomada de posse do novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) dos Correios de Cabo Verde, sustentou que os transportes de cargas, de produtos e de mercadorias, quer nacional e internacional, estão dentro da missão que os correios possam direcionar os seus serviços.
Referindo-se que esta (os Correios) é uma empresa com mais de 170 anos ao serviço de Cabo Verde e a mais antiga do Pais, José da Silva Gonçalves considera, por isso, que, com a tomada de posse do novo Conselho de Administração, a instituição vai dar um passo decisivo, no sentido de passar do velho negocio para os novos desafios, citando por exemplo a área do comercio digital, que surge com muita rapidez e que atualmente existem companhias no mundo nesta área, acreditando que os correios irão direcionar os seus serviços nesta era digital.
Isidoro Gomes, ao usar da palavra, considerou que os Correios de Cabo Verde devem proporcionar o acesso ao sistema financeiro e a inclusão financeira dos cabo-verdianos que se encontram fora do sistema bancário, na medida em que segundo diz, a experiência em finanças e pagamentos é uma mais valia e por isso, “e vamos explora-la , criando assim oportunidades para que as pessoas possam se integrar melhor na vida económica, e promover a cultura da poupança e novas fontes de rendimento aos aforradores.
O novo PCA dos Correios de Cabo Verde sustenta que a instituição que vai dirigir deve manter um modelo de governança baseado na proximidade e interação permanentes. Isto é, no respeito mútuo e numa cultura de transparência, lealdade e responsabilização, na valorização dos recursos humanos, mediante incentivos produtivos.
Do novo Conselho de Administração do Correios de Cabo Verde fazem parte, o Administrador Executivo, Cipriano Carvalho, e o Administrador não Executivo, Almiro Rocha.