“São investimentos que vão dar qualidade a toda esta zona, particularmente Praia Baixo que tem potencial turístico que cria assim mais valor, bem como toda a envolvente fazendo com que São Domingos possa entrar também numa nova fase de perspetivas de desenvolvimento”, sublinhou o Primeiro-ministro.
Depois de descerrar a placa que marca o arranque da obra de asfaltagem da estrada Praia Baixo/ Nazaré, inaugurar a requalificação ambiental e urbana de Cobon di Santana e ainda de visitar as obras de reconstrução da igreja de Alcatraz, o Primeiro-ministro afirmou serem investimentos que representam muito para as comunidades de São Domingos, “algo que foi sonhado e agora está a ser realidade”. Por isso mesmo, disse que o Governo está a cumprir com São Domingos e com o que se comprometeu no programa de governação.
“São investimentos que vão dar qualidade a toda esta zona, particularmente Praia Baixo que tem potencial turístico que cria assim mais valor, bem como toda a envolvente fazendo com que São Domingos possa entrar também numa nova fase de perspetivas de desenvolvimento”, sublinhou o Primeiro-ministro.
A estrada Praia Baixo/ Nazaré é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do PRRA, no valor de 200 mil contos, cuja previsão de conclusão é de seis meses. Considerada de um simbolismo importante uma vez que unirá duas regiões balneares emblemáticas de São Domingos, a estrada vai permitir o aumento de visitantes e, consequentemente, um contributo direto no turismo e no desenvolvimento da economia local.
Ainda, durante a sua construção, avançou o primeiro-ministro criará empregos que a população tanto precisa, particularmente aos jovens da região. “Isto casa muito bem: estas construções de obra de asfaltagem, acessibilidade, melhoria de acesso com a geração de emprego e mão de obra de preferência local”.
Em relação às obras da igreja, disse que vão a bom ritmo e que a mesma deverá ser entregue ainda este mês, no dia 22 de agosto. É considerada a igreja mais antiga de Cabo Verde. “Espero que as pessoas gostem e possam receber de volta este símbolo muito forte desta zona”, perspetivou Correia e Silva.
O Primeiro-Ministro esteve hoje de visita aos municípios de São Domingos e Santa Cruz, neste último, visitou as obras da construção da Estrada da Ribeira dos Picos, “uma das obras estruturantes do concelho de Santa Cruz”, notou.
“Estamos a falar de uma das ribeiras mais produtivas de Cabo Verde e nas condições que está a ser feita, com um bom traçado e qualidade, dará facilidades enormes às pessoas que se dedicam à agricultura, com impacto não só na economia de Santa Cruz como na economia de Cabo Verde”, disse o primeiro-ministro, avançando que vai permitir mais capacidade de criação de riqueza, além de resolver a dificuldade de acesso, particularmente no período de chuva, tornando-o mais fácil tanto em termos de custo de transportes, como em tempo e de fazer as mercadorias chegar ao mercado.
Ulisses Correia e Silva esteve acompanhado da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.