No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Solo que se celebra a 5 de dezembro, o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) promoveu um conjunto de atividades alusivas ao dia, com o propósito de melhorar o conhecimento e disponibilizar informações mais detalhadas sobre o solo, e as políticas públicas que permitam aos produtores/agricultores fazerem uma gestão mais adequada do solo, consequentemente, tirar dele um melhor proveito.
O evento teve lugar na sede do INIDA, em São Jorge dos Órgãos, e foi preenchido com exposições, palestra sobre a otimização da gestão de solo e água nos sistemas agrícolas de sequeiro em Cabo Verde, visitas aos terrenos e atividades demonstrativas sobre o solo.
A data foi comemorada sob o lema “Solos e Leguminosas- simbiose para a vida”, uma vez, que o ano de 2016 foi decretado pela FAO como o ano Internacional das Leguminosas. O dia foi criado em 2002 pela União Internacional De Ciências do Solo – IUSS para celebrar a importância capital do solo para a vida humana.