Fernando Elísio Freire lembra que este projeto está enquadrado naquilo que é o grande objetivo do Governo de eliminação da pobreza extrema e diminuição da pobreza absoluta, e de se apostar numa política de inclusão através da produção e do rendimento.
O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, procedeu hoje, 15 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Miguel, à entrega de kits de apoio para a criação de pequeno negócio a 34 beneficiários que concluíram a capacitação nas áreas de agropecuária, construção civil, costura, mergulho, estética, refrigeração e climatização no âmbito do projeto Inclusão Produtiva.
O Projeto Inclusão Social e Produtiva, financiado pelo Banco Mundial, vai beneficiar 2.000 (duas mil) famílias das 4.500 (quatro mil e quinhentas) famílias beneficiárias do RSI. O objetivo deste projeto é reforçar as potencialidades das famílias beneficiárias do RSI, que através de um conjunto de ações, procedimentos, instrumentos e mecanismos, em articulação com a área de emprego e formação profissional, possibilitando-as o exercício de atividades geradoras de rendimento.
Fernando Elísio Freire lembra que este projeto está enquadrado naquilo que é o grande objetivo do Governo de eliminação da pobreza extrema e diminuição da pobreza absoluta, e de se apostar numa política de inclusão através da produção e do rendimento.
“É neste quadro que fizemos esta ação com 34 famílias de São Miguel, mas no total são cerca de 90 famílias e proximamente serão mais 220 famílias só em São Miguel e 5.120 famílias em todo o Cabo Verde, nos 22 municípios”, refere o Ministro, acrescentando que por um lado haverá inclusão produtiva, mas também haverá acompanhamento familiar e algo novo que é uma política de subsidiação de creches para as famílias que estão a realizar formação, através da inclusão produtiva.
O projeto prevê, ainda, a entrega de kits de autoemprego nas mais diversas áreas de desenvolvimento a todos os beneficiários do projeto. Até agora já foram beneficiadas famílias nos municípios de Santa Catarina de Santiago, São Salvador do Mundo, Calheta de São Miguel, Santa Cruz, Praia, São Filipe do Fogo, São Vicente, Ribeira Grande de Santo Antão e Porto Novo.
No âmbito do programa Inclusão Produtiva, que almeja alcançar a redução das vulnerabilidades das famílias, ajudando-as a construir caminhos para a sua autonomia, o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social tem em curso formações em atividades geradoras de rendimento, nomeadamente gestão de pequenos negócios, empreendedorismo, educação financeira e habilidades sociais, em 9 Municípios do País.
De realçar que, até esta data, já foram beneficiadas 792 famílias com kits, sendo que no Município de São Miguel, das 90 famílias contempladas com a IP, 74 já receberam os seus Kits.