Notícias

Inaugurada Estrada Órgãos Pedra Badejo

Foi mais um fim-de-semana de festa como vem sendo frequente nos últimos meses, com José Maria Neves e Manuel Inocêncio a inaugurarem novas e grandiosas obras por todo Cabo Verde, como o próprio Primeiro-Ministro tratou de mostrar em seu discurso, fazendo uma elencagem exaustiva das muitas obras levadas a cabo por esse Governo desde 2001.

Mas falemos sobre a estrada ora inaugurada. Com 10 km de extensão seis metros de faixa, sistema de drenagem, pintura no pavimento, sinalização vertical e novas plantações, o custo total da obra foi de quase 432 mil contos e foi financiada dentro do pacote Millenium Challenge Account do programa de apoio dos Estados Unidos aos países mais pobres. estrada_orgaospedrabadejo1

 

 

 

 

 

 

 

O Pacote de 110 milhões de dólares norte-americanos, incluí inúmeras obras em vários domínios, como algumas estradas, as obras de requalificação do porto da Praia, investimentos no plano agrícola com a requalificação de bacias hidrográficas, introdução de novas tecnologias, etc., em Santiago, Fogo, São Nicolau e Santo Antão, só para citar alguns.

No que concerne à estrada ora inaugurada, tanto o Chefe do Governo quanto Manuel Inocêncio, ou os Presidentes das Câmaras de Órgãos e de Santa Cruz, Victor Baessa e Orlando Sanches, respectivamente, trataram de mostrar a importância da mesma para as vidas das populações de toda aquela região e para a ilha de Santiago em geral.

Isso porque, para além de possibilitar a deslocação das pessoas sob condições mais seguras e mais rápidas entre os dois concelhos, faz também a ligação com a estrada Praia Assomada, abrindo novas perspectivas para o comércio, para as actividades agrícolas e possibilita a expansão urbana naqueles dois concelhos.estrada_orgaospedrabadejo_2

 

 

 

 

 

 

 

O representante da Millenium Challenge Corporation, entidade que gere e atribui os fundos do Millenium Challenge Account, Stahis Panagides, fez questão de lembrar que se trata da primeira estrada financiada pelo MCA inaugurada em toda a África.

Também o Primeiro-Ministro frisou este aspecto, ditando que "é nosso destino inaugurarmos grandes obras e sermos os primeiros", provocando palmas ruidosas das centenas de pessoas que acorreram ao local onde decorreu o descerramento da placa de inauguração da obra, próximo à barragem do Poilão, um dos muitos exemplos de obras citadas pelo Chefe do Executivo.

Obras essas que mostram o trabalho meritório e sem precedentes deste Executivo que, como disse uma jovem local, "já fez coisas que nem Nho Naxo ka flába!".

Neste mês de Junho estão previstas novas inaugurações e lançamentos de novas obras. Já no dia 13 Neves desloca-se ao Fogo para lançar as obras do anel rodoviário da ilha.

Estrada Variante São Miguel ainda este ano

Durante a inauguração da estrada Órgãos/Pedra Badejo o Ministro das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, deixou saber que o Governo deverá arrancar, ainda este ano, com as obras de asfaltagem da estrada do litoral norte da ilha de Santiago, começando pela Variante de São Domingos e chegando à Calheta de São Miguel.estrada_orgaospedrabadejo3

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com Inocêncio Sousa, o Governo j+a conseguiu, com o Governo português, uma extensão do financiamento para a realização desta obra de requalificação e asfaltagem da referida estrada.   

 "Muito proximamente vamos estar a lançar o concurso de adjudicação e espero que, ainda este ano, possamos dar sinal de arranque desta obra e, esta que nós inauguramos hoje, vai nos facilitar imenso na realização da outra", disse o ministro. estrada_orgaospedrabadejo_4

 

 

 

 

 

 

 

Um sinal da boa gestão desse Governo, é que mesmo com todos os milhões investidos no programa de infra estruturação, o "ratio" Dívida Pública sobre o Produto Interno Bruto tem estado a descer, ou seja, "A nossa dívida está cada vez mais gerível e sustentável", garantiu Sousa.

Isso tudo, graças à cooperação e parceria com os diversos parceiros de Cabo Verde como os Estados Unidos (MCA), a União Europeia (donativos) , especialmente países como Luxemburgo e de financiamentos "altamente concepcionais" que recebe de países como Portugal.